Chamada para viagem

Neste sábado, 11 de agosto, a Cidade Ternura comemora seus 192 anos com motivos reais para festejar. Entre os quais, dois destacam-se em área que, apesar de ainda não total e devidamente reconhecida, será grande trunfo no futuro: o turismo.

Em recente reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), o objetivo de se elevar Tatuí a estância foi reafirmado, inclusive, considerando-se as perspectivas de sucesso crescente de eventos, como a Feira do Doce, e do grande atrativo que se tornará o Museu da Imagem e do Som (MIS) – isto ao lado da farta programação do Conservatório, que também segue com projeções positivas para 2019.

A “nova entrada” e o “Portal da Cidade”, concluídos na avenida Pompeo Reali nesta semana, simbolizam, de maneira muito significativa, a “vontade política” de, realmente, elevar Tatuí a uma inédita condição no mapa turístico paulista.

No entanto, essas novidades juntam-se a outras, promovidas em demais áreas, antecipando que, se algo inesperado não ocorrer, a crise que afeta e todos e não poupa Tatuí deve arrefecer-se, abrindo caminho para um próximo ano muito melhor.

Por ora, contudo, é justo celebrar esta data. E o jornal O Progresso o faz, como de costume, felicitando a cidade, sempre junto àqueles que também a têm em imenso apresso e por meio de edições verdadeiramente especiais.

Assim, há exatos 23 anos, o jornal passou a incorporar outros conteúdos aos especiais, marcados por reportagens de caráter histórico, com o propósito de resgatar e valorizar as peculiaridades, as raízes do município, especialmente as “caipiras”.

Assim, diversos temas foram abordados ao longo dos anos, os quais se desdobraram em formatos diferenciados. Em 2018, o suplemento especial é apresentado no modelo standard, tradicional, mas com uma novidade: assinado por um articulista “convidado”.

Essa figura, naturalmente, deveria ter sólidos compromissos e afinidades com a história do município, com suas tradições, e, claro, particularmente com a música! Daí o convite a Luís Antonio Voss Campos, que não só mantém os pés fincados na “terra vermeia”, mas que, em diversas áreas de atuação, tem ajudado – e muito! – a escrever a história da Capital da Música.

O já antigo colega de redação, embora não mantenha coluna periódica, costuma se fazer presente nas páginas de O Progresso há bastante tempo.

Portanto, é com desenvoltura que, por este especial, resgata muita história da Cidade Ternura, sempre a partir de personalidades peculiares, interessantes e, não raro, ligadas à musicalidade.

Novos textos e alguns buscados entre os de maior repercussão ao longo dos últimos anos foram reeditados para compor todo um jornal especial, o qual, em síntese, tem o objetivo de ser uma grande homenagem à cidade e a esses tatuianos em particular.

Os leitores encontrarão – ou melhor, reencontrarão -, por exemplo, um tanto da história do lendário empreendedor Jonas da Silva Teles, fundador da Casa dos Presentes.

Também podem lustrar a memória com entrevista em que figura Joaquim Ribeiro, proprietário da Engraxataria Morumbi, pela qual passavam praticamente todos os tatuianos.

As primeiras calças Lee a desembarcarem em Tatuí são lembradas em outro texto, em que a maturidade tatuiana, certamente, voltará nas “barras do tempo”.

Os mesmos tatuianos um tanto mais longevos não devem se esquecer dos antigos cinemas, principalmente do São Martinho. Para estes, certamente, um filme passará pela cabeça ao acompanhar a reportagem “No escurinho do cinema”.

Por sua vez, toda a trajetória do rádio em Tatuí é narrada por Voss, com as ondas direcionadas a diversos profissionais que popularizaram as transmissões e shows em Tatuí e região.

E, partindo dos shows, Voss segue para a “Orquestra no Céu”, em que presta uma grande homenagem aos músicos tatuianos, com atenção e carinho redobrados àqueles que não se fazem mais ouvir – pelo menos aqui embaixo, mas que, segundo Voss, devem estar lá em cima, fazendo a festa!

E dos shows, Voss parte para a “noite”, onde encontra o maior produtor de eventos da história de Tatuí: Jorge Rizek. Com ele, revive lembranças de uma época tão efervescente quanto inovadora.

Finalmente e para mostrar novos ângulos da cidade, Voss pega carona com os construtores de carroça Luiz Batista Nogueira e Antônio Benedito Nogueira.

Que os tatuianos embarquem neste especial e tenham com ele uma bela e saudosa viagem! Parabéns a todos e a Tatuí por seus 192 anos de perseverança, superação e sucesso!