Estande de tiro da Guarda Civil Municipal de Tatuí é inaugurado no Inocoop

Espaço recebeu melhorias por meio de emenda parlamentar de deputados

Local será utilizado para treinamento da corporação (foto: Divulgação)
Da redação

Em 2024, quando se comemoram os 28 anos de atuação da Guarda Civil Municipal em Tatuí, a corporação recebeu, na quinta-feira, 16, um local apropriado para os treinamentos e aperfeiçoamentos.

O estande de tiro “GCM Douglas de Oliveira Paulino” foi inaugurado pela prefeitura nesse dia, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana. A obra foi executada com participação de emenda parlamentar, no valor de R$ 200 mil, destinada pelos deputados Coronel Telhada e Capitão Telhada, por interlocução do vereador Fábio Villa Nova (PSD).

Nesse dia, também foi apresentado o novo veículo da frota da GCM, uma picape zero quilômetro, a qual estará disponível para patrulhamento da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), podendo ser tripulada por até quatro agentes.

A nova viatura também é fruto de emenda parlamentar, disponibilizada pelo deputado federal José Aníbal, por solicitação do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Marcos de Abreu (Republicanos).

Os familiares do GCM Douglas de Oliveira Paulino, que dá nome ao estande, foram homenageados. A esposa de Paulino, Nelma Luiz da Silva Paulino, recebeu um braçal da GCM, e a mãe dele, Marlene Aparecida de Oliveira, foi agraciada com um quadro. O filho do agente, Rafael Mendonça Paulino, recebeu uma camiseta e uma viatura em miniatura.

Participaram da solenidade: o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; o deputado federal Coronel Telhada; deputado estadual Capitão Telhada; o vice-presidente da Câmara Municipal, Antônio Marcos de Abreu; e os vereadores Fábio Villa Nova, Paulo Sérgio de Almeida Martins (PSD), João Francisco de Lima Filho (Solidariedade) e Valdir de Proença (Podemos).

Ainda estiveram presentes: o secretário da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Ângelo de Campos; o diretor estratégico da Secretaria

de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, coronel Kleber Vieira Pinto; o comandante da GCM, inspetor Vanderlei dos Passos; o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Tatuí, tenente Orlando Leme Filho; o prefeito de Paranapanema, Rodolfo Hessel Fanganiello; o chefe de gabinete da prefeitura, Patrício Antunes Pereira; e secretários da Segurança Pública e comandantes das Guardas Civis Municipais de cidades da região.

O estande está situado na rua Rosalina Holtz de Paula, 1.546, próximo ao Bairro Inocoop.

Homenageado

Douglas de Oliveira Paulino nasceu em 10 de julho de 1974, filho de Orlando Francisco Paulino e Marlene Aparecida de Oliveira, e teve dois irmãos, Danilo e Diogo. Casou-se com Nelma Luiz da Silva Paulino e teve um filho, Rafael Mendonça Paulino, atualmente com 16 anos.

No dia 1º de julho de 1997, após concurso público, iniciou a carreira como guarda civil municipal. Depois de ter participado de concursos internos, chegou à graduação de subinspetor.

Paulino “gostava de aprender coisas novas” e, por isso, fazia muitos cursos, entre eles: socorrista resgatista, curso técnico-profissional para GCMs, pilotagem de moto, tatical entrances – swat, dynamic entry – swat e tiro para arma curta (revólver calibre ponto 38).

Ainda fez cursos de agente de autoridade de trânsito, técnicas operacionais de nível 1, cinotecnia, conduta e patrulhamento em local de risco e instrutor de tiro, entre outros.

Em 23 anos de corporação, “exerceu com zelo a escala de serviço, colaborando nos trabalhos do setor administrativo, na ronda rural, no patrulhamento de área, na ambiental e na sua grande paixão, a Romu”, lembrou a assessoria de comunicação da prefeitura. “Dedicou-se à corporação no seu ideal, que é defender a sociedade e se doar de forma exclusiva ao bem-estar da população. Com seu jeito peculiar de ser, atuava com indiscutível profissionalismo e capacidade técnica no serviço público”, ainda aponta a assessoria.

Paulino faleceu no dia 12 de dezembro de 2020, aos 46 anos, vítima da Covid-19. Para a corporação, “ele deixou um legado de trabalho, caráter, amor à farda e exemplo a ser lembrado e digno de ser seguido”.