Qual o Valor de Seu Voto?

A primeira impressão que se tem de um governante e da sua inteligência é dada pelos homens que o cercam.
Nicolau Maquiavel

Qual o Valor de Seu Voto?

Votar não é apenas ter a oportunidade de escolher aqueles, que por antecedência devem lutar pelos interesses do povo. Vai muito além.

É na verdade, a possibilidade de se ter progresso ou atraso, vitória ou derrota, alegria ou tristeza, saúde ou doença, paz ou guerra, luz ou escuridão, educação ou ignorância, enfim, é algo tão poderoso que pode levar ao sucesso ou a ruína.

O que vemos no dia a dia é que as pessoas não dimensionam a importância da cidadania. O poder de mudar o mundo pela ação do seu voto consciente.

Não se pensa mais no coletivo, e sim naquilo que imediatamente lhe trará retorno, esquecendo-se de planejar o amanhã, o que virá depois, o futuro.

O tempo passa, quatro anos, reclamações, decepções, frustrações, indignações, tempo perdido. E fica uma pergunta: Porque não mudam radicalmente seu voto, já que, os que estão no poder pouco fizeram?

Numa democracia, como ocorre no Brasil, às eleições é de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas.

Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.

O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

Em primeiro lugar temos que aceitar a ideia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?

É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo ideias para o seu representante.

Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale à pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.

Diante disso, é imprescindível que se esclareça ao povo, a necessidade de se votar com o máximo de cuidado, e com extrema razão, pois só desta forma se conseguirá construir um amanhã melhor, no qual nossos filhos, netos, amigos, enfim todas as pessoas possam viver com uma perspectiva positiva, com mais saúde, mais educação, mais segurança, mais alegria e felicidade.

Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois logo começarão os programas eleitorais nas emissoras de rádio e televisão e parecem serem todos iguais. Procure entender os projetos e ideias do candidato que você pretende votar.

Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato.

Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade.

Votar em qualquer um pode ter consequências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.

No Brasil, teremos eleições no ano de 2018. Os eleitores brasileiros escolherão, através do voto, o novo Presidente da República, Senadores, Governadores dos Estados e Deputados Estaduais e Federais.