Guia turístico de Tatuí seguindo à 7ª edição

Com distribuição escalonada ao longo de todo um ano – partindo em maior volume sempre da Feira do Doce -, o mais completo e já tradicional guia turístico de Tatuí finaliza os trabalhos para a concretização de sua sétima edição.

A mais recente distribuição em larga escala do Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura aconteceu no encerramento do ano passado, junto à programação do “Natal Encantado – Doce Natal”, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.

Publicado em parceria com o jornal O Progresso de Tatuí, antes do Natal, a sexta edição do guia fora lançada já na abertura da nona Feira do Doce, em julho, com a presença de cerca de 242 mil pessoas durante os quatro dias de evento na Praça da Matriz.

Em meio aos eventos do final de ano, o secretário municipal da pasta, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), enfatizou a parceria com o jornal, apontando que o conteúdo do guia é de grande valia, sendo que os visitantes da cidade podem, além de procurar por informações de pontos turísticos, saberem a história de Tatuí.

“É um material bem completo, que engrandece ainda mais a cultura e o turismo do nosso município”, comentou. Para ele, um momento como o período natalino, com ações que atraem grande público, contribui para que muitos tatuianos possam conhecer, por meio do guia, mais a fundo a parte histórica do município.

“O material é um guia de roteiro completo, que traz várias histórias de pontos turísticos da cidade, sendo uma ferramenta que só tem a contribuir para o turismo local”, salientou.

O secretário lembrou, ainda, que o guia de Tatuí Cidade Ternura também costuma ser distribuído a autoridades e artistas que passam pela cidade, quando realizam apresentações, e aos turistas, que procuram o órgão em busca de informações sobre o município.

“É uma ferramenta muito importante de divulgação, tanto gastronômica quanto turística no nosso município. Nós, da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgamos o guia em vários espaços, no museu, nas secretarias, porque ele é importante”, comentou o secretário.

“Também colocamos esse material nas cestas de doce que nós levamos para o governador do estado de São Paulo, para os secretários do governo, os deputados”, acrescentou.

Editado pela Empresa de Comunicação Tatuí Cidade Ternura, em parceria com o jornal O Progresso, o guia turístico possui um calendário de distribuição pontual, considerando as épocas de maior fluxo de visitantes na cidade.

Por esse motivo, tem o primeiro lote levado a público durante a Feira do Doce, o evento com maior número de turistas, no início de julho. Em seguida, reforça a distribuição durante os eventos de aniversário da cidade, em agosto, e, já no final do ano, aproveita o Natal para uma nova remessa ser levada gratuitamente aos visitantes e mesmo aos próprios tatuianos.

Ainda, outro volume é reservado para os demais eventos de maior relevância promovidos durante o ano.

A gerente administrativa de O Progresso de Tatuí, Lívia Amara Rodrigues de Oliveira, observa também ser importante a responsabilidade do jornal no sentido de ajudar na divulgação de pontos turísticos e atrativos da cidade.

“Todo veículo de comunicação profissional tem uma função social, que é a de informar o cidadão. Lógico que sabemos que as notícias são aquilo que os leitores mais esperam, mas não é por isso que vamos deixar de fazer a nossa parte também na promoção do município”, salienta.

De acordo com a gerente, o guia começou a ser pensado há cerca de sete anos, durante uma reunião do Conselho de Turismo, em razão da ausência de material realmente específico à promoção da Capital da Música. A ideia era que Tatuí pudesse divulgar de forma ampla os pontos turísticos, hotéis e gastronomia, além de contar a história da cidade.

“Sendo assim, tivemos a ideia de criar algo que pudesse contribuir de alguma forma, pois sempre acreditamos que o turismo pode ser uma fonte de renda para muitas pessoas”, reforça.

A proposta, como novamente se observou durante o Natal, tem alcançado seu objetivo. Quem pegava pela primeira vez o guia se dizia surpreso com tantos pontos turísticos relacionados na cidade. No “Espaço do Doce”, que pela primeira vez integrou o “Natal Encantado”, o material esteve distribuído gratuitamente.

A assistente de odontologia Marta Garcia Morais, por exemplo, então contou ter conhecido o guia de Tatuí no novo espaço, entregue por uma produtora de doces. Ela folheou algumas páginas e encontrou a história da fábrica Santa Adélia. “Nossa, que saudade desse lugar!”, comentou.

“Meu pai trabalhou por muito tempo lá. E me lembro que, quando ele me levou para conhecer (a fábrica), eu me encantei. E mesmo hoje o local sendo um supermercado ainda tenho boas lembranças”, emendou.

Ela disse desconhecer a história da fábrica e comentou que iria sentar-se na Praça da Santa para lê-la, além de folhear as páginas da publicação, “superinteressante” para Tatuí.

O guia também está disponível pelo portal digital www.tatuicidadeternura.com.br. Lá, os visitantes têm acesso ao conteúdo do impresso de forma virtual, além de reportagens com foco no turismo e na cultura local, produzidas pelo jornal O Progresso de Tatuí.

No portal, os visitantes também podem acessar o conteúdo por segmentos, facilitando o acesso do usuário.

“O portal traz as mesmas informações do formato em papel, porém, com as facilidades que a internet pode oferecer, como a divulgação diária das notícias sobre cultura da cidade. E, mais, a opção do link de pedidos via delivery. Uma opção oferecida àqueles que são clientes do portal, para facilitar a vida do leitor”, explica Lívia.

O objetivo, com a circulação escalonada do guia, é tanto divulgar, sobretudo, os atrativos locais para os visitantes quanto, em simultâneo, dinamizar ao máximo a visibilidade dos parceiros publicitários do guia turístico, que o figuram como anunciantes.

Em benefício ao anunciante, Lívia observa que divulgar as empresas da cidade no guia agrega valor a elas, “por estarem inseridas em um produto de qualidade, sério e que, há muito tempo, já ultrapassou as fronteiras do município”.

“Já recebi elogios de pessoas que vieram de outras cidades e disseram ter se interessado por Tatuí por meio do guia. Isso é um incentivo a mais para nós, que produzimos, tanto quanto para aqueles que se agregam a ele como parceiros”, conclui a gerente.

De acordo com pesquisa realizada pela pasta do turismo, no ano passado, aproximadamente 130 mil pessoas visitaram as atrações natalinas durante os 23 dias de programação.

Em 2024, pode-se concluir, portanto, que todos os eventos terão ainda público e repercussão crescentes, seguindo uma tendência pós-pandemia nas áreas de turismo e entretenimento público em geral. Assim, com o melhor guia possível, que mais este ano seja doce para Tatuí!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui