A primeira reunião do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Tatuí) deste mês, ocorrida no dia 7 e divulgada na edição de O Progresso de Tatuí do final de semana passado, foi escolhida para o anúncio oficial de mais uma Feira do Doce, a nona edição a ser realizada.
O evento teve confirmação pelo secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko). Incluído no Calendário Turístico Oficial do estado de São Paulo em 2015, o evento, em 2022, somou 175,8 mil “passantes” pelos estandes na Praça da Matriz.
De acordo com Buko, mais uma vez, a programação terá quatro dias, de 6 a 9 de julho, incluindo o feriado estadual, em celebração à Revolução Constitucionalista de 1932 – comemorada no dia 9 de julho.
“Vamos continuar com a mesma formatação da festa do ano passado. O evento é um ‘case’ de sucesso, então, queremos manter a qualidade. Ainda não fizemos nenhuma reunião sobre o layout dela, mas vamos tentar continuar com pelo menos 60 estandes”, declarou o secretário.
Conforme ele, a intenção em 2023 é aumentar o volume de vendas e fazer desta feira “a melhor de todos os tempos”, aproveitando o movimento do feriado, assim como já ocorrido nas edições anteriores.
No ano passado, a Feira do Doce movimentou R$ 1,5 milhão entre os dias 7 e 10 de julho. O resultado, apontado em levantamento dos próprios doceiros participantes, representou aumento de 78,57% em comparação à sétima edição, de 2019, quando contabilizou-se cerca de R$ 840 mil.
Os expositores somaram a venda de mais de 340 mil unidades de 250 tipos de doces em 60 estandes, entre produtores e uma barraca do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí).
Para este ano, o secretário ainda antecipou haver novidades. Uma das principais será a presença do maestro João Carlos Martins na abertura. O músico regerá a Orquestra Sinfônica de Tatuí.
Ele também confirmou a realização de outras duas festas tradicionais: a de São Jorge, para o dia 23 de abril, e a Festa Junina de São João do Bemfica, com as escolas municipais, nos dias 16, 17 e 18 de junho.
Em 2022, em razão da pandemia de Covid-19, a Feira do Doce ainda guardava alguma incerteza nesta época do ano. Por “sorte” – graças ao fato de a grande maioria da população não ter se deixado enganar pelas mentiras em relação às vacinas contra a doença -, não apenas o mundo voltou relativamente ao normal, quanto a Feira do Doce ressurgiu após dois anos – e com grande sucesso.
A expectativa para 2023, por consequência, é também excelente, até porque a doença, embora não extinta, pode-se entender como quase controlada.
Portanto, com ímpeto renovado, o jornal O Progresso já deu início à produção da sexta edição do Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura”.
A publicação, que teve de ser paralisada durante 2020 e 2021 também em razão da pandemia, retornou em 2022, novamente em parceria com a Empresa de Comunicação Tatuí Cidade Ternura.
Também para a publicação, a expectativa é muito positiva, até porque, finalmente, é cada vez menor a parcela dos próprios tatuianos que não acredita no potencial turístico de sua cidade natal.
Como já acentuado neste espaço de opinião, para esses, nem parecia fazer diferença, há poucos anos, existirem aqui a maior escola de música da América Latina (que abriga uma casa de espetáculos fabulosa), um privilegiado aeroclube e o único resort pedagógico do Brasil – só para lembrar alguns dos atrativos locais.
Em pouco tempo, contudo, essa percepção tem mudado de maneira acentuada. Justamente nessa direção, além de promover os atrativos locais, o guia nasceu com o objetivo de “mudar a visão” dos tatuianos sobre sua própria cidade, tendo em evidência suas virtudes, belezas e a rica história.
Por certo, a falta de um “autoconhecimento” não contribuía com a “autoestima” e, por consequência, muito deixava de ser (bem) explorado na cidade – sobretudo, claro, a riqueza musical, a cultura caipira, a tradição doceira e a fama de ternura.
Por tudo isso e a partir de uma carência da Capital da Música, a qual até 2016 não possuía nenhuma publicação especializada em sua gastronomia e atrativos, surgiu o primeiro guia turístico do município.
Assim, O Progresso de Tatuí produziu o informativo com todos os prestadores de serviços e empresas das áreas de turismo, lazer, cultura, alimentação e hospedagem do município.
Exclusivo dentro desses segmentos, o guia impresso “Tatuí Cidade Ternura” alcançou grande repercussão, especialmente por servir a duas funções em uma única publicação: como amplo e completo informativo em gastronomia e lazer para os próprios tatuianos e, ainda, por atender aos turistas em busca de informações sobre a cidade.
A publicação, que também tem contribuído concretamente com a divulgação da Capital da Música além das fronteiras locais, integrou o movimento que ajudou Tatuí a ser reconhecida como MIT (Município de Interesse Turístico) do estado de São Paulo.
Ainda, de forma positivamente inesperada, especificamente a partir de 2019, o guia “Tatuí Cidade Ternura” passou a ser utilizado como material de divulgação até pelos profissionais de aplicativos de transporte na cidade, que têm nele um roteiro frequentemente seguido pelos turistas.
Como conteúdo, o guia seguirá apresentando reportagens sobre os principais pontos turísticos locais, além de todos os bares, cafés e restaurantes, hospedagens, festas, eventos anuais e uma especial indicação: todos os produtores de doces, inclusive, os artesanais.
A listagem geral (“gratuita” aos anunciantes) é composta no formato de classificados, à qual são acrescidas as publicidades com informações em detalhes sobre os estabelecimentos, além dos “publieditoriais” (conteúdo sobre as empresas e serviços no formato de reportagem) e dos anúncios tradicionais.
Assim, a publicação se tornou exclusiva na cidade, servindo, realmente, como um guia, vez que não apenas apresenta nomes e contatos dos anunciantes, mas ressalta os pontos turísticos com reportagens. A sexta edição, como em anos anteriores, deve ser lançada justamente na Feira do Doce.
Em 2023, entretanto, uma inovação acompanha a publicação impressa: o portal de turismo na web “Tatuí Cidade Ternura” (www.tatuicidadeternura.com.br ).
Trata-se do mesmo conteúdo da versão já tradicional, embora com outras possibilidades, como a veiculação de vídeos dos estabelecimentos parceiros, mapa com georreferenciamento e notícias relacionadas às áreas de turismo, cultura e eventos – de interesse, naturalmente, de visitantes à cidade.
Em todas as versões, independentemente das plataformas, a proposta maior continua em comum: seguir acreditando e investindo no efetivo progresso do turismo em Tatuí!