Tem início nesta quarta-feira, 3, o 63º Jogos Regionais da 8ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. Até dia 12, sexta-feira, Sorocaba recebe cerca de 7.500 pessoas – entre atletas, comissão técnica e apoio, de mais de 50 municípios – para o evento esportivo.
As disputas têm início às 8h30, com as modalidades de tênis, malha, vôlei, futsal, damas, ciclismo e lutas de caratê. A cerimônia de abertura da competição acontece à noite, a partir das 19h, no recinto da Festa Junina Beneficente de Sorocaba.
De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Esporte, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Douglas Dalmatti Alves Lima, a expectativa é de o município repetir a campanha que atingiu a quinta colocação na edição do ano passado.
Em 2018, Tatuí, em conjunto com as cidades de Cerquilho e Boituva, voltou a sediar os Jogos Regionais após 42 anos, o que havia ocorrido em 1976. A cidade participou da disputa com 370 atletas, divididos em 22 modalidades.
Após o encerramento das disputas, Tatuí conquistou o título de três modalidades: além do voleibol masculino, foi campeã nas categorias femininas de capoeira e judô.
Assim como a equipe feminina de voleibol, o judô e o vôlei de praia nas categorias masculinas conquistaram o vice-campeonato de suas modalidades.
A capoeira masculina, tênis feminino e damas livre também conseguiram destaque, ao alcançarem a terceira posição geral de suas respectivas categorias.
Apesar de não alcançar o pódio, a cidade obteve o quarto lugar nas categorias: tênis masculino e futsal feminino e quinto lugar com o futsal masculino, atletismo feminino, biribol e natação feminina ACD.
Na sexta posição, ficou o basquete masculino até 20 anos; em sétimo, o xadrez masculino; e em oitavo, a natação masculina ACD, atletismo feminino ACD e ciclismo feminino.
Com esses resultados, somados ao desempenho de outros atletas que representaram o município, Tatuí conquistou 102 pontos e concluiu a participação na quinta colocação geral do 62º Jogos Regionais.
Essa posição garantiu o melhor desempenho do município na história dos Jogos. Antes, as cidades eram separadas por divisões e Tatuí pertencia à segunda divisão, sem nunca ter conseguido ser promovida para a primeira.
Sorocaba, que conquistou 28 das 65 modalidades, somou 330 pontos e foi a cidade campeã da competição. Na sequência, apareceram: Jundiaí, com 260 pontos, e Santana de Parnaíba, com 147, na segunda e terceira posições, respectivamente.
Na época, Lima afirmou que “a oportunidade de realizar o evento foi uma boa experiência e serviu para acrescentar à história da cidade”. Ainda mostrou satisfação com os resultados.
“O desempenho foi muito gratificante, pois via o empenho e trabalhos realizados pelos responsáveis de cada modalidade. Mas, o quinto lugar foi uma posição até inesperada. As cidades que terminaram melhores classificadas já têm trabalhos com categorias de base dos esportes anos à nossa frente”, declarou.
Prestes a iniciar os Jogos Regionais de 2019, o diretor municipal reforçou a esperança de igualar o melhor resultado tatuiano na história do evento.
“Sabemos da dificuldade, mas nossa delegação está empenhada em fazer o melhor”, completou Lima.
De acordo com o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, a delegação tatuiana está entre as cidades com o maior número de representantes.
Neste ano, Tatuí participará dos Jogos Regionais com delegação de, aproximadamente, 270 integrantes, entre atletas e comissão técnica.
O município disputará as modalidades de: atletismo masculino, feminino e ACD (atletas com deficiência); basquete masculino sub-20; bocha; capoeira masculino e feminino; damas; futebol masculino sub-20; futsal masculino; judô masculino e feminino; caratê masculino e feminino; malha masculino; tênis masculino e feminino; vôlei de praia feminino; voleibol masculino e feminino; e xadrez masculino.
Nesta quarta-feira, 3, a cidade inicia a participação nos Jogos Regionais em seis esportes. No período da manhã, às 8h30, Alambari é a adversária de Tatuí no futsal masculino. Simultaneamente, às 9h30, Tatuí enfrenta Eldorado no voleibol feminino sub-20, e Mairinque, na malha masculina.
À tarde, são mais três modalidades envolvendo atletas tatuianos: às 14h, a cidade joga contra Itu no tênis feminino sub-20; às 14h45, confronta Ribeirão Branco no tênis masculino sub-20 e, às 15h, no voleibol masculino livre.