Mais
    Início Cidades Feira de Tricoteiras de Tatuí ocupa o Centro Cultural até 17 de...

    Feira de Tricoteiras de Tatuí ocupa o Centro Cultural até 17 de julho

    Evento reúne cerca de 1.200 peças artesanais (Foto: AC Prefeitura)
    Da redação

    A arte do tricô e a tradição do artesanato local retornam ao Centro Cultural de Tatuí com a realização da XVIII Feira de Tricoteiras. O evento, promovido pelo grupo “Amigas Tricoteiras de Tatuí” e apoiado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, acontece de 15 de junho a 17 de julho (segunda-feira a sábado, das 9h às 17h), oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e adquirir peças confeccionadas artesanalmente por mulheres que mantêm viva essa tradição.

    Nesta edição, os visitantes podem conferir cerca de 1.200 peças produzidas artesanalmente, entre blusas, meias, luvas, cachecóis, polainas, ponchos, mantas e itens para enxoval infantil.

    “Cada criação carrega técnicas tradicionais, cuidado nos detalhes e o carinho de mulheres que transformaram o artesanato em uma importante expressão cultural e social”, acentua a assessoria de comunicação da prefeitura.

    O grupo Amigas Tricoteiras de Tatuí é formado por ex-alunas do curso de tricô à máquina do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat).

    “Mesmo após o encerramento das atividades do curso, as participantes decidiram manter viva a amizade construída durante as aulas e continuar produzindo juntas”, afirma a comunicação.

    Atualmente, o grupo é composto pelas artesãs Ivone Aquino, Zenaide Souza, Eliana Rodrigues, Marina Santos e Néria Messias, que se reúnem regularmente para confeccionar novas peças, compartilhar conhecimentos e preservar a tradição do tricô artesanal.

    Segundo elas, “a história da feira começou de forma simples, logo após a conclusão do curso”. As primeiras exposições aconteceram na praça Manoel Guedes, do Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

    Com o crescimento da iniciativa e o aumento da produção, as edições seguintes passaram pela Praça da Matriz e pela Paulo Setúbal (Praça do Barão), até chegarem ao Centro Cultural de Tatuí, local que atualmente abriga o evento devido à sua estrutura e à capacidade para receber um público maior.

    As integrantes comentam que a preparação para cada edição exige dedicação durante praticamente todo o ano. A feira atrai visitantes de diversas cidades e “até de outros países, que encontram nas peças produzidas pelas artesãs uma forma de levar consigo uma lembrança de Tatuí”, frisa a comunicação.

    “Mais do que uma exposição e comercialização de produtos, a XVIII Feira de Tricoteiras reafirma a importância da economia criativa, fortalece o protagonismo feminino e preserva uma tradição transmitida por gerações, contribuindo para o desenvolvimento cultural e turístico do município”, conclui a assessoria.

    O Centro Cultural de Tatuí está localizado na praça Martinho Guedes, 12, centro. A visitação é gratuita e aberta à população.