Série de entrevistas

410





Teve início no domingo passado, 7, seguindo por mais duas semanas, a publicação da série de entrevistas realizadas pelo jornal O Progresso com os candidatos a deputados residentes em Tatuí.

Todos os oito postulantes – dois concorrendo à Câmara dos Deputados e seis, à Assembleia – participaram das gravações realizadas na sede do bissemanário.

Como em 2012, o jornal enviou convite aos candidatos contendo o regulamento. Nele, foram estabelecidos os critérios de participação, sendo o principal deles que as entrevistas fossem presenciais, na redação do jornal.

Os encontros ocorreram individualmente, em dias e horários estabelecidos em comum acordo entre as assessorias e a reportagem.

Os candidatos responderam seis perguntas, que versaram sobre o papel dos parlamentares na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) – no caso de candidatos a estadual – e na Câmara dos Deputados – para federal.

As perguntas também abordaram planos de atuação dos candidatos, caso eleitos. Eles tiveram, ainda, oportunidade de falar a respeito de suas biografias (de maneira resumida) e o direito de abordar temas em considerações finais.

Cada participante teve um minuto e meio para responder às questões, que passaram a ser publicadas no domingo anterior. Neste ano, a série é editada em três edições.

Em cada uma, são publicadas as respectivas respostas de cada candidato sobre os mesmos temas. A sequência das respostas é feita com base em ordem alfabética.

Como anteriormente, o jornal O Progresso manterá novidade apresentada em 2012. Nas eleições para prefeito, o bissemanário passou a gravar as entrevistas, disponibilizando o conteúdo no site www.oprogressodetatui.com.br, e no canal do bissemanário no site de vídeos YouTube.

Os materiais em vídeo serão veiculados no decorrer das publicações das respostas no impresso. Assim como nos vídeos, as respostas dos candidatos foram transcritas sem modificações, conforme o combinado.

Nesta semana, a série traz as respostas dos candidatos a deputado estadual e federal sobre projetos específicos e a respeito do relacionamento com as lideranças partidárias na região. Ao final, serão publicados perfis dos concorrentes.

Em 2014, seis candidatos disputam as eleições para vaga na Assembleia Legislativa: Auro de Jesus Soares Coelho (PMDB), João de Oliveira Filho (PTB), José Marcio Franson (PT), Leandro de Camargo Barros (PSB), Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (PSDB) e Márcio Medeiros (PHS).

Outros dois políticos do município concorrem à Câmara dos Deputados: Marcos Rogério de Campos Camargo (PRB) e Rogério de Jesus Paes (PTC).

Embora não seja uma apresentação dos candidatos na forma de debate – até porque eles não se “enfrentam” pessoalmente -, a série de entrevistas tem o objetivo maior de contribuir com o eleitor, ajudando-o a definir aqueles que entende serem os melhores para representar o município.

Naturalmente, com isto, parte-se do princípio de que o tatuiano entende ser importante se fazer representar nos Legislativos estadual e federal – ainda que, aparentemente, isto não seja consenso nem mesmo – ou especialmente – no âmbito atual da política municipal.

De qualquer maneira, que prevaleça o bom-senso e os reais interesses da comunidade. Portanto, com a palavra (final), os eleitores.