Basquete Tatuí deseja disputar mais 2 competições nos próximos meses

Equipe profissional opta por jogar 1ª divisão estadual e torneio nacional

(foto: divulgação)
Da reportagem

O Grupo BT/Clube de Campo/Tatuí pode representar o município em mais duas competições ainda este ano. A intenção é de ainda competir no Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão e no Campeonato Brasileiro de Clubes de Basquete Masculino de 2022.

Apesar de ter conquistado a vaga, a equipe profissional de basquete optou, pelo segundo ano seguido, em não disputar o Campeonato Paulista da Divisão Especial Masculina, considerado a “elite do basquete paulista”.

Desta forma, o “Basquete Tatuí” disputará neste ano o Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão pela terceira vez consecutiva. Tanto em 2019 como em 2020, o time conquistou os títulos, de forma invicta, e o direito de competir na elite estadual no ano seguinte.

No mês passado, a FPB (Federação Paulista de Basketball) confirmou a realização do Campeonato Paulista da Divisão Especial Masculina 2021 – Série A1. O evento está previsto para ser iniciado em 1º de agosto, um domingo.

“Estamos muito felizes em confirmar e anunciar a realização de uma das principais competições do basquete brasileiro, que é o nosso ‘Campeonato Paulista’”.

“Esperamos mais uma competição de alto nível, lembrando que, aos poucos, vamos colocar todas as categorias em quadra”, afirmou Enyo Correia, presidente da FPB.

Sem o Basquete Tatuí, a edição deste ano contará com a participação de dez equipes: Pinheiros, LSB, Sesi-SP Franca Basquete, São Paulo, Rio Claro Basquete, Zopone/Gocil Bauru Basket, Basket Osasco/FAE, Paulistano/Corpore, Mogi das Cruzes Basketball e Corinthians.

A O Progresso, Julio Malfi, treinador da equipe tatuiana, declarou que a diretoria, segundo ele, de forma acertada, optou por não participar da “Divisão Estadual”. Para o técnico, após a recente troca de parceria da Associação Atlética XI de Agosto para o Clube de Campo, “o basquete fica mais enraizado na cidade”.

O Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão deve ser iniciado na última semana de agosto. Os atletas ficam mais esta semana de recesso e devem retornar aos treinamentos na próxima segunda-feira ou terça-feira.

Já a disputa do Campeonato Brasileiro de Clubes de Basquete Masculino de 2022, organizado pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball) e que dá acesso ao NBB (Novo Basquete Brasil) – elite da modalidade no país – ainda será lançado, e os jogos serão iniciados no fim de dezembro ou início de janeiro.

Copa São Paulo

O Basquete Tatuí iniciou a temporada 2021 participando da Copa São Paulo Adulto Masculina. No entanto, a equipe não conseguiu ficar entre os quatro primeiros colocados e se classificar para “final four”, a etapa decisiva da competição.

A equipe tatuiana estreou no torneio, no Clube de Campo, enfrentando a FR Semelp/Pindamonhangaba e vencendo por 85 a 71, no primeiro domingo do mês de maio, 6.

Seis dias depois, confrontou o Corinthians, no Parque São Jorge, na capital paulista, e acabou derrotado pelo placar de 92 a 66.

No domingo, 20 de maio, novamente em “casa”, o time local perdeu por 98 a 51 para o Paulistano. Já no sábado seguinte, 26 de maio, a agremiação viajou a Assis (SP) e foi superada pelo Assis Basket por 85 a 80.

Na última partida da fase inicial, mais uma vez nas dependências do Clube de Campo, o Basquete Tatuí perdeu para a LSB, pelo placar de 58 a 56, terminando a fase inicial na quinta posição, a primeira fora da zona de classificação.

A FPB realizou a final durante o final de semana, no ginásio do Sesi, em Sorocaba. Na tarde de sábado, 10, o Paulistano venceu o Corinthians por 78 a 48. Pouco depois, a LSB saiu vencedora da partida contra o Assis Basket, pelo placar de 74 a 52.

No dia seguinte, na disputa do terceiro lugar, o Assis Basket ganhou, por 72 a 69, do Corinthians. Na finalíssima, o Paulistano superou a LSB por 62 a 57 e sagrou-se campeão da edição 2021 da Copa São Paulo.

Apesar de ficar de fora da final, Malfi considera que a participação do Basquete Tatuí na Copa São Paulo foi muito importante, pois marcou o retorno das atividades. Este foi o segundo ano consecutivo em que a Covid-19 adiou o início da competição que abre a temporada no estado.

“Nós tivemos um momento parados, mas nele pudemos trazer novamente os parceiros e os patrocinadores da equipe de basquete. Caso contrário, corríamos o risco de ter um ano sem participar de jogos oficiais”, relatou o técnico.

Conforme Malfi, foi montada uma equipe completamente diferente do elenco campeão do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão e vice-campeão da Copa São Paulo, ambos disputados em 2020, pois o planejamento era o de conhecer e testar novos jogadores para montar uma “equipe de qualidade”.

“Os jogadores foram testados em quadra e em jogos ‘válidos’. Pudemos constatar aqueles que responderiam de uma maneira satisfatória e, desta forma, serem incluídos na nova equipe que está sendo montada para buscar o bicampeonato do ‘Paulista de Acesso’ e ter uma grande representatividade na disputa nacional”, completou Malfi.