Basquete Tatuí sofre mais um revés e dá adeus a campeonato estadual

Time perdeu da LSB por 56 a 58 e ficou de fora da ‘final four’ da Copa SP

Da redação

Após mais uma derrota jogando “em casa”, no Ginásio Poliesportivo “Manoel Soares”, do Clube de Campo, na manhã de domingo, 4, o Grupo BT/Clube de Campo/Tatuí não conquistou a classificação à fase seguinte da Copa São Paulo Adulto Masculina – 2021.

Em partida válida pela quinta e última rodada da etapa classificatória, o elenco profissional de basquete do município recebeu a única equipe com 100% de aproveitamento na competição, a LSB/B2B, de Sorocaba.

O time local iniciou o confronto vencendo o primeiro quarto, por 14 a 13, mas a LSB passou à frente e foi ao intervalo na liderança do placar ao ganhar o segundo quarto, por 18 a 13.

O Basquete Tatuí voltou a jogar melhor no terceiro quarto, vencendo-o por 15 a 11 e empatando a partida em 42 a 42. No entanto, a LSB/B2B ganhou o último quarto por 16 a 14 e conquistou vitória “apertada”, pelo placar de 58 a 56.

Na primeira fase, as seis agremiações jogam entre si em turno único, e as quatro melhores classificadas garantem vaga no “final four”, que definirá o campeão da “Copa São Paulo”.

O regulamento da FPB (Federação Paulista de Basketball) – organizadora do torneio – contabiliza dois pontos por vitória e um ponto em caso de derrota.

Comandado pelo técnico Júlio Malfi, a equipe tatuiana estreou no torneio enfrentando a FR Semelp/Pindamonhangaba e vencendo por 85 a 71, no primeiro domingo do mês de maio, 6. Seis dias depois, confrontou o Corinthians, no Parque São Jorge, na capital paulista, e acabou derrotado pelo placar de 92 a 66.

No domingo, 20 de maio, novamente em “casa”, o time local perdeu por 98 a 51 para o Paulistano. Já no sábado seguinte, 26 de maio, a agremiação viajou a Assis (SP) e foi superada pelo Assis Basket por 85 a 80.

Com essa campanha, o Basquete Tatuí dependia de uma vitória da FR Semelp/Pindamonhangaba diante do Assis Basket, partida ocorrida no domingo, 4, simultaneamente ao jogo em Tatuí, para classificar-se à fase seguinte.

Neste cenário, mesmo que o time local fosse superado pela LSB/B2B, ocorreria empate triplo entre Basquete Tatuí, Assis Basket e FR Semelp/Pindamonhangaba, todos com seis pontos, e possibilidade de vantagem tatuiana pelos critérios de desempate.

No entanto, o time de Pindamonhangaba acabou derrotado pela equipe de Assis por 112 a 107. O resultado garantiu o avanço do Assis Basket à final e encerrou as chances de classificação tatuiana.

Ao término da primeira fase da Copa São Paulo, a classificação apresentou: a LSB/B2B na liderança, com dez pontos; o Paulistano na segunda posição, com nove; Corinthians na terceira, com oito; Assis Basket na quarta, com sete; Basquete Tatuí na quinta, com seis pontos; e a FR Semelp/Pindamonhangaba na última colocação, com cinco pontos.

A FPB ainda não divulgou a data em que LSB/B2B, Paulistano, Corinthians e Assis Basket voltarão a entrar em quadra para a disputa da fase decisiva da competição. A “final four” deverá ser disputada em local único em apenas um final de semana para a definição do campeão.

Este foi o segundo ano consecutivo em que a Covid-19 adiou o início da Copa São Paulo, a competição que abre a temporada do Basquete Tatuí. O calendário da federação estimava iniciar a atual temporada com a disputa da Copa São Paulo em março.

Justamente devido à pandemia, a edição 2020 da competição estadual acabou sendo disputada por apenas quatro equipes. Com uma vitória e uma derrota, o Basquete Tatuí acabou como vice-campeão.

O torneio, disputado no Ginásio Municipal de Esportes “Doutor Gualberto Moreira”, em Sorocaba, entre os dias 26 e 27 de setembro, marcou a retomada da modalidade no estado.

O time tatuiano conquistou a vaga na decisão ao vencer o Assis Basket por 106 a 82. Na decisão, ganhou o primeiro quarto por 24 a 20. No entanto, o Basket Osasco, há seis temporadas na elite estadual da modalidade, venceu os três quartos seguintes, por 27 a 15, 26 a 13 e 15 a 9, respectivamente, determinando o triunfo por 88 a 61 e alcançando o título da Copa São Paulo.