‘Basquete Tatuí’ é vice-campeão na primeira competição da temporada

Após triunfo na estreia, equipe acabou derrotada na decisão da ‘Copa SP’

240
Após a Copa São Paulo, o time tatuiano continua a preparação para disputar o Campeonato Paulista (foto: Pablo Ruiz)
Publicidade
Da redação

Com uma vitória e uma derrota, o XI de Agosto/AABT/Tatuí acabou como vice-campeão da “Final Four” da Copa São Paulo Adulta Masculina – 2020.

O torneio, disputado no Ginásio Municipal de Esportes “Doutor Gualberto Moreira”, em Sorocaba, marcou a retomada da modalidade no estado.

Na tarde de sábado, 26, a agremiação tatuiana realizou a estreia na temporada 2020 com seis meses de “atraso” na primeira partida oficial promovida pela FPB (Federação Paulista de Basketball) desde o início da pandemia.

O “Basquete Tatuí” conquistou a vaga na decisão da “Copa São Paulo” ao vencer o Conti-Cola/Assis Basket por 106 a 82. Segundo a assessoria de imprensa da equipe local, “a vitória foi construída com uma defesa muito forte, além de um sistema ofensivo bem definido, treinado ao longo da pré-temporada”.

Dessa forma, o time venceu os três primeiros quartos, por 24 a 18, 29 a 21 e 33 a 12, respectivamente. No último quarto, a equipe assisense venceu por 31 a 20, porém, resultado insuficiente para evitar a derrota.

Publicidade

O Basquete Tatuí foi representado por Robson Júnior, Neemias Jesus, Henrique Cerimelli, Juliano Armani, Heitor Cardoso, Ícaro Ferreira, William Drudi, Lucca Mauad, Kevyn Barborsick, Nicolas Ferraz e Pedro Peçanha.

Cardoso foi o “cestinha” do time tatuiano, com 24 pontos anotados. Ainda se destacaram: Cerimelli, marcando 22 pontos; Armani, responsável por 18 pontos, 8 rebotes e 6 assistências; a Ferreira, com um “duplo-duplo”, ao anotar 10 pontos e pegar 13 rebotes.

O treinador Julio Malfi destacou a vitória conquistada sobre o Conti-Cola/Assis Basket. Para o Basquete Tatuí, “poder disputar uma decisão nesse retorno, contra uma equipe que vai disputar a Série A-1 do Campeonato Paulista, é sempre especial e um grande orgulho”, celebrou Malfi.

“Vitória maiúscula, que foi além das expectativas, já que conseguimos logo colocar o nosso jogo e chegamos ao resultado positivo importante, que nos garante na decisão”, completou o pivô Drudi.

Pouco depois, o Basket Osasco superou a LSB/Flex/PMS, equipe anfitriã, por 64 a 56, garantindo a segunda vaga na finalíssima da Copa São Paulo, contra a agremiação tatuiana.

Na manhã do dia seguinte, antes da final, LSB/Flex/PMS e Conti-Cola/Assis Basket se enfrentaram na disputa do terceiro lugar. Ao término do confronto, o placar registrou a vitória da equipe anfitriã por 63 a 56.

Na decisão, o Basquete Tatuí ganhou o primeiro quarto por 24 a 20. No entanto, o Basket Osasco, há seis temporadas na elite estadual da modalidade, venceu os três quartos seguintes, por 27 a 15, 26 a 13 e 15 a 9, respectivamente, determinando o triunfo por 88 a 61 e o título da Copa São Paulo.

Participaram da decisão, defendendo a equipe tatuiana: Júnior, Jesus, Cerimelli, Armani, Cardoso, Ferreira, Drudi (cestinha com 18 pontos), Mauad, Barborsick, Leandro Almeida, Ferraz e Peçanha.

Malfi fez questão de exaltar o vice-campeonato tatuiano. “Às vezes, no Brasil, não se valoriza o segundo lugar, que também é uma conquista. É muito importante para uma cidade como Tatuí, que está iniciando um trabalho e já conseguiu uma posição honrosa, disputando uma competição que contou com equipes extremamente valorosas”, analisou.

O treinador reconhece que a equipe ainda tem muito a trabalhar e a melhorar, além de conquistar apoio para ter condições de obter “participação satisfatória” no Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2020 – Divisão de Acesso e nas competições seguintes.

Conforme Malfi, o Basquete Tatuí foi convidado, porém, necessita de apoio para disputar o Campeonato Brasileiro, organizado pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball)

“Para isso acontecer, precisaremos contar ainda mais com o valoroso apoio dos nossos colaboradores e com a chegada de outros parceiros, para agregar e nos dar condições de pensar em coisas maiores”, acrescentou.

Após a Copa São Paulo, o time tatuiano continua a preparação para disputar o Campeonato Paulista, ainda sem data confirmada, por estar aguardando definição do departamento técnico da FPB.

Na noite desta terça-feira, 29, a equipe comandada por Malfi enfrenta o Sport Club Corinthians Paulista, que está em pré-temporada, preparando-se para disputar o Campeonato Paulista da Série A-1 – 2020.

O amistoso acontece no ginásio de esportes “Simão José Sobral”, da Associação Atlética XI de Agosto, sem a presença de público, a partir das 18h.

“O amistoso faz parte da preparação do Corinthians para disputar o ‘Paulista da Série A-1’, enquanto nós já passamos a focar a disputa do ‘Paulista da 1ª Divisão’. Vamos seguir treinando para ter uma participação boa na competição, contando ainda mais com os nossos parceiros e patrocinadores”, finalizou Malfi.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome