Tatuí alcança ‘elite’ do basquete paulista

Time local supera rio-pretenses por 90 a 83 e garante acesso à principal divisão de SP

570
Atletas do time tatuiano vibram com vitória e acesso conquistado (foto: Juninho Oliveira)
Publicidade
EMpresa Rosa

O XI de Agosto/AABT/Tatuí disputará o Campeonato Paulista masculino da série A-1 em 2020. A classificação do time profissional de basquete do município à principal divisão da modalidade no estado foi alcançada após vitória na noite de sexta-feira, 1º.

Jogando no ginásio da Associação Atlética XI de Agosto, a equipe tatuiana derrotou o América/Unirp/Smel Rio Preto por 90 a 83 e, além da classificação, ficou com o título invicto do Campeonato de Acesso de 2019.

O “time da casa” obteve vantagem no quarto inicial, mas o adversário de São José do Rio Preto foi mais efetivo no segundo e conseguiu a virada, terminando o primeiro tempo vencendo por 48 a 41.

Na volta do intervalo, após as orientações do técnico Júlio Malfi, o XI de Agosto/AABT/Tatuí acertou a marcação e retornou melhor. A equipe conseguiu igualar o marcador e, em seguida, virar o placar, permitindo a festa dos torcedores que estiveram no ginásio do clube esportivo.

Os destaques da equipe tatuiana na partida foram: o cestinha Elivelton Soares, com 28 pontos, quatro rebotes, duas assistências e quatro bolas recuperadas; Felipe Taddei, com 16 pontos, dois rebotes, cinco assistências e quatro bolas recuperadas; Nicolas Ferraz, com 14 pontos, três rebotes, cinco assistências e quatro bolas recuperadas; e William Drudi, com 14 pontos, dez rebotes, cinco assistências, um bloqueio e três bolas recuperadas.

Publicidade
EMpresa Rosa

“Foi uma noite marcante, especialmente, para a cidade de Tatuí. Desde o início do projeto, contamos com grandes pessoas envolvidas, que ‘puxaram’ a população a criar uma sinergia grande com a equipe, comparecendo aos os jogos e nos apoiando”, declarou Malfi, por meio de nota à imprensa.

De acordo com o treinador, a partida começou com um “desenvolvimento alucinante, e os jogadores estavam muito ansiosos para construir o resultado rapidamente”. Contudo, ele afirma que a equipe rival se ajustou e conseguiu colocar a estratégia de jogo em prática.

“Quando fomos ao intervalo com sete pontos de desvantagem, o trabalho foi de resgatar aos jogadores tudo o que trabalhamos em termos de defesa”, comentou.

No retorno para o segundo tempo e com uma formação um pouco mais experiente em quadra, a equipe conseguiu jogar coletivamente na parte defensiva, tirando a vantagem do adversário e abrindo distância no placar em apenas dois minutos.

“Isso demonstrou a maturidade do grupo. Mesmo com pouco tempo de treinamento e sendo uma equipe nova, uma coisa ficou marcada no subconsciente dos nossos jogadores, pois eles se empenharam e conseguiram desenvolver o plano de jogo. Para o técnico, isso é a melhor coisa”, acrescentou Malfi.

O treinador aproveitou a oportunidade para agradecer a prefeita Maria José Vieira de Camargo, o vice-prefeito, Luiz Paulo Ribeiro da Silva, os secretários municipais do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, e da Educação, Miguel Lopes Cardoso Junior, além da comissão técnica da equipe e as demais pessoas envolvidas no projeto.

“O município tem acreditado na força do esporte, uma eficiente ferramenta transformadora na formação de jovens, como a equipe adulta tem servido de espelho para a ‘criançada’ de Tatuí. No futuro, os desafios serão ainda maiores”, complementou Malfi.

Cestinha nas três partidas oficiais do time tatuiano, Santos relatou que já esperava uma partida equilibrada. Ele destaca que, apesar de o adversário ter entrosamento, o XI de Agosto/AABT/Tatuí “fez um grande jogo, pois conseguiu colocar em prática tudo o que Malfi havia pedido nos treinamentos”.

“Conseguimos impor o nosso ritmo, especialmente no segundo tempo, e conquistamos essa vitória superimportante para o XI de Agosto/AABT/Tatuí, garantido o acesso e concluindo com o êxito o nosso objetivo. Agradeço a torcida, que nos apoiou bastante”, finalizou Santos.

Publicidade
EMpresa Rosa

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome