Campanha de vacina contra a gripe objetiva atender toda a população

Medida é adotada após procura do público-alvo não ter passado de 50%

Quem se imunizou contra Covid-19, deve aguardar intervalo de 14 dias (foto: AI Prefeitura)
Da redação

A partir desta segunda-feira, 12, a vacinação contra a gripe (influenza) em Tatuí está disponível para toda a população acima de seis meses de idade, seguindo até enquanto durarem os estoques do imunizante.

As doses da vacina estão sendo aplicadas de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15h, na UBS Central (CS1/Postão), UBS Dr. Laurindo, UBS Valinho, ESF Rosa Garcia, PSF Santa Rita, ESF Santa Luzia, ESF CDHU, PSF Vila Angélica, ESF Tóquio, ESF São Cristóvão e ESF Jardins de Tatuí.

Já nas UBS Santa Cruz, UBS Mirandas e UBS Vila Esperança, a vacinação acontece de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 12h. É preciso levar o cartão SUS, um comprovante de endereço do município de Tatuí e um documento com foto/CPF.

Segundo orientação do Ministério da Saúde, quem se imunizou contra a Covid-19, com uma ou duas doses, deve aguardar o intervalo de 14 dias para se vacinar contra o Influenza.

O órgão federal ainda esclarece que a vacina contra a gripe não tem eficácia contra a Covid-19 – ou seja, um imunizante não substitui o outro. Contudo, o cidadão que pertence aos grupos em que a vacina já está disponível deve priorizar a vacinação contra o novo coronavírus.

Mais informações podem ser obtidas na unidade de saúde mais próxima ou com a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (15) 3305-8855

A ampliação da vacinação para novos públicos-alvo foi anunciada pelo governo do estado de São Paulo e é adotada pela prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, em virtude da baixa procura das pessoas que pertencem aos grupos prioritários, que desde meados de abril podem se vacinar contra o Influenza.

De acordo com levantamento da pasta municipal, desde o dia 12 de abril até terça-feira da semana passada, 6, 23.115 pessoas foram imunizadas contra a gripe em Tatuí. O número representa 49, 07% do total do público-alvo da campanha, que é de 47.101 pessoas.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o número é considerado baixo. O público-alvo da campanha é formado por crianças (de seis meses a menores de seis anos), gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há 45 dias ou menos), trabalhadores da área da Saúde e idosos acima de 60 anos.

Também entravam no grupo prioritário: professores; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e com outras condições clínicas especiais; portadores de deficiência permanente; profissionais das Forças Armadas, de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.