Da redação
Enquete realizada nesta semana pelo jornal O Progresso em seu portal de notícias (www.oprogressodetatui.com.br) aponta que 32% dos votantes já perderam algum familiar em decorrência do novo coronavírus.
Conforme a pesquisa virtual, outros 68% assinalaram a alternativa contrataria, informando não ter parentes vitimados pelo novo coronavírus.
A questão foi abordada pelo jornal levando em consideração o levantamento do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Arpen-Brasil (Associação Nacional dos registrados de Pessoas Naturais).
Os dados do órgão apontavam um total de 134 óbitos declarados em junho de 2021, 44,08% a mais que os 93 de julho de 2020. Além disso, o levantamento demonstrou que Tatuí atravessara o mês de junho mais “mortal” desde 2015.
Para esta semana, o jornal aborda a violência doméstica. Conforme o relatório mais recente da SSP (Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo), as denúncias apresentaram “ligeira” queda em Tatuí nos cinco primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com as estatísticas divulgadas pelo órgão de segurança, a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) local instaurou 217 inquéritos por violência doméstica de janeiro a maio do ano passado. Já em 2021, foram cinco denúncias a menos, totalizando 211, o que representa redução de quase 3% (reportagem nesta edição).
A partir disso, o bissemanário questiona: “Você já presenciou alguma agressão contra mulher em Tatuí?”.
A questão pode ser respondida, a partir desta sexta-feira, 9, com as opções “sim” e “não”, até a próxima sexta-feira, 16, às 16h30, com a publicação do resultado na edição do domingo, 18.