Da redação
A temporada 2021 do basquete paulista já tem data para começar. A FPB (Federação Paulista de Basquete) confirmou oficialmente, na sexta-feira da semana passada, 7, a disputa da Copa São Paulo Adulto, tanto no masculino quanto no feminino, a partir de junho.
“Como fizemos no ano passado, vamos voltar de forma gradual, garantindo a segurança a todos os envolvidos”, afirmou Enyo Dauro Lepos Correia, presidente da FPB.
O torneio masculino terá início em 5 de junho, um sábado, com a participação de seis equipes: XI de Agosto/AABT/Tatuí; LSB/B2B; FR/Semel Pindamonhangaba; Assis Basket; e Corinthians e Paulistano, ambas com atletas da categoria sub-22.
De acordo com o regulamento divulgado pela entidade, as agremiações jogam entre si na fase inicial, em turno único, e as quatro melhores classificadas garantem vaga no “Final Four”, que definirá o campeão da Copa São Paulo.
Na véspera da competição masculina, a FPB promoverá as primeiras disputas femininas. O certame contará com a participação de apenas quatro equipes: São José Basketball/Atleta Cidadão, FR/Semel Pindamonhangaba, Pró-Esporte/Sorocaba e Apagebask/De Melo/Guarulhos. A primeira fase será disputada em turno e returno, sendo que as duas melhores equipes classificadas avançam à final.
Este é o segundo ano consecutivo e que a Covid-19 adia o início da Copa São Paulo, a competição que abre a temporada do Basquete Tatuí. O calendário da federação estimava iniciar a atual temporada com a disputa da Copa São Paulo Adulta Masculina em março.
Contudo, em 11 de março, o governador João Doria anunciou adoção de medidas mais restritivas em todo estado para conter o avanço do novo coronavírus, com a “fase emergencial”, dentro da fase vermelha do Plano SP, entre os dias 15 e 30 daquele mês.
No ano passado, a pandemia provocou “atraso” de seis meses na realização da edição 2020 da Copa São Paulo. Tatuí sediou o evento de apresentação do campeonato, na Associação Atlética XI de Agosto, dia 29 de fevereiro, e 12 dias depois a LSB/Flex/PMS inaugurou a competição, vencendo o Conti Cola/Assis Basket pelo placar de 91 a 79, em Sorocaba.
No dia seguinte à primeira partida e seguindo orientações da Fiba (Federação Internacional de Basquete), da ConsuBasquet (Confederação Sul-Americana de Basquetebol) e da CBB (Confederação Brasileira de Basketball), a FPB decidiu suspender os campeonatos realizados por ela, entre os dias 13 e 19 de março, em razão do novo coronavírus.
A suspensão, até então em caráter preventivo, assinada por Correia, impediu a estreia do Basquete Tatuí no certame, prevista para 19 de março, no ginásio da Associação Atlética XI de Agosto, diante do Memorial/Fupes/Santos.
Durante o período de paralisação, apesar de não haver previsão para o retorno de atividades em grupo e das competições, os atletas da agremiação tatuiana realizaram treinamentos físicos nas respectivas residências para manterem a forma.
Posteriormente, o Basquete Tatuí retomou os treinamentos presenciais no dia 31 de agosto, inspirado na NBA (National Basketball Association, a liga norte-americana de basquete) e na Liga ACB (Asociación de Clubes de Baloncesto, a liga espanhola de basquete).
Para possibilitar o retorno aos treinos e jogos, a NBA isolou os atletas, as comissões técnicas e outros integrantes dentro de uma “bolha”, no Walt Disney World Resort, em Orlando, na Flórida (EUA), para preservar a integridade física deles, diante do novo coronavírus. Em Tatuí, a bolha foi adaptada ao Complexo Esportivo Municipal “Major Magalhães Padilha”.
A edição 2020 da Copa São Paulo acabou sendo disputada por apenas quatro equipes. Com uma vitória e uma derrota, o Basquete Tatuí acabou como vice-campeão da Final Four da competição.
O torneio, disputado no Ginásio Municipal de Esportes “Doutor Gualberto Moreira”, em Sorocaba, entre os dias 26 e 27 de setembro, marcou a retomada da modalidade no estado.
O time tatuiano conquistou a vaga na decisão ao vencer o Conti-Cola/Assis Basket por 106 a 82. Na decisão, ganhou o primeiro quarto por 24 a 20. No entanto, o Basket Osasco, há seis temporadas na elite estadual da modalidade, venceu os três quartos seguintes, por 27 a 15, 26 a 13 e 15 a 9, respectivamente, determinando o triunfo por 88 a 61 e alcançando o título da Copa São Paulo.