Covid-19 adia a estreia tatuiana em competição estadual de basquete

FPB suspende campeonatos de todas as categorias de 13 a 19 deste mês

605
Atletas do XI de Agosto/AABT/Tatuí seguem se preparando para Copa São Paulo (foto: Foco a Dois)
Publicidade
Da redação

Por conta das medidas de prevenção ao contágio pelo Covid-19, o XI de Agosto/AABT/Tatuí não irá estrear na Copa São Paulo Adulta Masculina nesta quinta-feira, 19. A agremiação jogaria em casa, no ginásio da Associação Atlética XI de Agosto, às 19h30, diante do Memorial/Fupes/Santos.

Seguindo orientações da Fiba (Federação Internacional de Basquete), da ConsuBasquet (Confederação Sul-Americana de Basquetebol) e da CBB (Confederação Brasileira de Basketball), a FPB (Federação Paulista de Basketball) decidiu suspender os campeonatos realizados por ela, entre os dias 13 a 19 deste mês, em razão do coronavírus.

A suspensão, em caráter preventivo, assinada pelo presidente da FPB, Enyo Dauro Lepos Correia, foi divulgada pela entidade na quinta-feira, 12. Ainda nesta semana, a FPB deve definir sobre a realização, ou não, das partidas da Copa São Paulo.

A princípio, a estreia da equipe tatuiana está remanejada para o dia 26, uma quinta-feira, mesma data em que disputaria a segunda partida na competição, às 19h30, em Sorocaba, contra a LSB/Flex/PMS.

A primeira edição da Copa São Paulo tem a participação de seis equipes: XI de Agosto/AABT/Tatuí; Memorial/Fupes/Santos; LSB/Flex/PMS, de Sorocaba; Basquete/Garça; Conti Cola/Assis Basket; e Basquete/Unifae/São João da Boa Vista.

Publicidade

A cerimônia de apresentação da competição aconteceu no XI de Agosto, dia 29 de fevereiro. Durante o evento, o ginásio de esportes recebeu amistoso entre os times de base do XI de Agosto/AABT/Tatuí e da LSB/Flex/PMS, de Sorocaba. Posteriormente, houve duas apresentações de dança, antes do início e no intervalo do “jogo das estrelas”.

As disputas da Copa São Paulo começaram oficialmente na quinta-feira, 12, véspera do início da suspensão. Jogando em Sorocaba, a LSB/Flex/PMS inaugurou a competição vencendo o Conti Cola/Assis Basket pelo placar de 91 a 79.

Conforme o regulamento, as equipes jogam entre si, em turno e returno, sendo que as quatro com os melhores aproveitamentos são classificadas à fase “final four”. A agremiação campeã conquista uma vaga ao Paulista da Divisão Especial Série A-1.

A Copa São Paulo dá início à segunda temporada da equipe profissional do XI de Agosto/AABT/Tatuí e será utilizada como preparação para a disputa do Paulista da Divisão Especial Série A-1. O time local já está garantido na elite do basquete paulista, por conta da conquista do título invicto do Campeonato de Acesso – 2019.

Publicidade