A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e da Secretaria de Educação, definiu o tema para o desfile cívico em comemoração ao aniversário de 192 anos do município, que acontecerá no sábado, 11 de agosto, a partir da 9h.
Conforme anunciado pela assessoria de comunicação da Prefeitura, a parada contará com a participação de militares, escolas municipais e estaduais, clubes de serviços, associações e cavaleiros.
De acordo com o secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, o tema foi definido em reunião com os professores das escolas municipais no início de julho, antes do recesso no período letivo. “Depois que o tema é definido, a rede de ensino desenvolve as atrações a partir da proposta”, informou.
O tema geral do desfile é definido no início do ano pela organização. Depois, cada secretaria, departamento ou entidade se encarrega de desenvolver reuniões e ideias a serem apresentadas ao público.
As unidades escolares da rede municipal desfilarão na rua 11 de Agosto, apresentando o tema “Tatuí – Uma Cidade que Encanta!”. Ainda segundo a nota, a proposta da parada é focar na valorização do significado da palavra “encanta”, que, “ao lançar o olhar sobre a cidade, faz-se apaixonar pela Capital da Música, pela Cidade Ternura e pela Terra dos Doces Caseiros”.
A comissão do desfile cívico buscou, por meio do tema, permitir que o evento apresente um “momento cívico, onde o tatuiano possa se orgulhar de suas ações sociais, gestos, sentimentos, situações, pessoas, lugares fascinantes e incríveis e, assim, ampliar a visão para os pontos que, às vezes, passam despercebidos ao olhar”.
“É uma valorização da cidade, que é município de interesse turístico. As pessoas poderão valorizar Tatuí em tudo que a cidade ‘encanta’, como os doces, musicas, turismo”, observou Sinisgalli.
Mais detalhes sobre o evento serão definidos na próxima terça-feira, 24, quando a secretaria deve se reunir com escolas particulares e estaduais, clubes de serviço, associações esportivas e outras entidades do município.
“Nós vamos passar o tema para o pessoal, o dia, o horário, mais alguns detalhes”, comentou Sinisgalli.
Na reunião, devem ser definidas as atrações, e será feito um sorteio para indicar a sequência em que entrarão os participantes. As atrações deste ano ainda estão sendo definidas.
“Estamos fazendo convites para ter, pelo menos, uma banda show para animar o desfile, além das entidades, associações, militares, cavaleiros e outras atrações”, acrescentou.
No ano passado, o evento contou com mais de 60 agremiações participantes, entre escolas municipais, estaduais, entidades assistenciais e clubes.