O Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca” voltará a ser um dos “palcos” da Semana do Meio Ambiente. O evento será realizado entre os dias 2 e 13 de junho.
Serão promovidas atividades educativas, recreativas e culturais para a divulgação de informações sobre questões ambientais de relevância para o município.
As ações começam na sexta-feira, 2, com atividades de educação ambiental e conhecimento sobre todas as funções e necessidades de um viveiro de mudas nativas.
A ação será feita no viveiro de mudas municipal, pelo setor de educação ambiental, junto com os adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas do Creas (Centro de Referência Especializada em Assistência Social).
A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente será na segunda-feira, 5, quando é comemorado o dia mundial do tema.
O setor de educação ambiental realizará palestra sobre biodiversidade e oficina de origamis (dobraduras em papel) aos idosos do projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, mantido pelo Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí). O evento está marcado para ter início às 9h, no Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca”.
No mesmo dia, o parque recebe visita de cerca de cem alunos dos ensinos fundamental e médio do Colégio Bem-Me-Quer Positivo, que participarão de trilha ecológica e plantio de mudas.
Na semana passada, alunos do terceiro ano do ensino fundamental participaram de concurso de desenhos com o tema “Animais e seus Habitats”.
Fizeram parte da competição estudantes das Emefs (escolas municipais de ensino fundamental) “Prof. Firmo Antonio de Camargo Del Fiol”, “Prof. José Galvão Sobrinho” e “Profª. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”.
Cada escola está selecionando 25 alunos que fizeram os melhores desenhos. Na segunda-feira, os trabalhos serão apresentados em exposição no parque.
Como prêmio do concurso, os 75 alunos selecionados participarão, também, de uma trilha ecológica. Após o passeio, ainda farão atividades físicas ambientais, com o setor de educação ambiental, como um circuito dos resíduos, no qual irão coletar as imagens de lixo espalhadas pelo caminho, jogo de queimada na floresta e uma brincadeira sobre biopirataria e caça.
Ao final das atividades físicas e ambientais, os alunos receberão um lanche no local da exposição dos desenhos e terão breve explicação sobre os animais e seus habitats.
Depois do lanche, as crianças plantarão seis mudas no parque. Para concluir o passeio, serão entregues cartilhas da campanha “Abrace Tatuí” e de educação ambiental.
Na terça-feira, 6, no auditório do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, acontece a entrega dos certificados aos alunos do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) que participaram do programa aprendizes da sustentabilidade, promovido pelo setor de educação ambiental.
O projeto teve início em março e abordou atividades sobre resíduos sólidos, água, biodiversidade e arborização. Serão 20 alunos certificados no período da manhã, das 9h às 11h, e mais 23 no período da tarde, das 14h às 16h.
Na quarta-feira, 7, às 14h, acontece o lançamento da primeira nascente modelo de Tatuí, no bairro Santa Cruz. O local abriga a “nascente mais preservada” do município. O ato contará com alunos do curso de meio ambiente da Etec (Escola Técnica Estadual) “Sales Gomes”.
Na tarde de quinta-feira, 8, mais de 90 alunos do ensino fundamental do Colégio Bem-Me-Quer Positivo irão ao “Maria Tuca”. Lá, participarão de trilha ecológica, do plantio de mudas e das atividades físicas ambientais.
No dia seguinte, sexta-feira, 9, está programada a doação de mudas de espécies nativas e frutíferas do viveiro municipal. Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente estarão, das 9h às 11h, distribuindo 140 mudas no chafariz da praça Olívio Junqueira, em frente à Prefeitura, e mais 60 mudas no Poupatempo.
Outro evento que promete movimentar a Semana do Meio Ambiente é o “pedaleco”, organizado pela Etec “Sales Gomes”.
O passeio ciclístico terá concentração na praça Paulo Setúbal, conhecida como a Praça do Barão, às 9h de domingo, 11, e irá percorrer as ruas da cidade até o Jardim Alvorada, onde haverá o plantio de cem mudas ao redor da nascente de um afluente do ribeirão do Manduca.
A inscrição poderá ser feita no dia do evento, bastando levar um litro de leite em prol do Banco de Alimentos de Tatuí.
O encerramento das atividades será com um evento intermunicipal. No dia 13 de junho, às 9h, na sala do pregão do paço municipal, haverá capacitação sobre licenciamento ambiental para os técnicos ambientais de sete cidades da região que integram o programa Município Verde Azul.
A capacitação será ministrada pela engenheira ambiental Daiane Aparecida Bueno dos Santos Machado, coordenadora do setor de licenciamento e controle ambiental de Tatuí.