Recitais de piano são atrações programadas no salão ‘Villa-Lobos’

263





O Conservatório de Tatuí promove recitais das classes de aperfeiçoamento em piano, coordenadas por Cristiane Bloes. As apresentações acontecem na segunda-feira, 28, às 16h, 18h e 20h; e às 16h e 18h da quarta-feira, 30, no salão “Villa-Lobos” (rua São Bento, 415). A entrada é franca.

O objetivo da realização dos recitais é mostrar publicamente os resultados obtidos pelos alunos das classes de aperfeiçoamento – área de especialização que oferece a oportunidade de aprofundar o conhecimento e atuação como recitalista, solista ou camerista.

Na segunda-feira, às 16h, apresenta-se Luis Gustavo Bueno, sob orientação da professora Zoraide Mazulli Nunes, além de Leonardo Faiçal e Ramses Hussni, ambos orientados pela professora Míriam Braga.

Ainda na segunda-feira, às 18h, é a vez da aluna Lilian Graziela de Oliveira, que faz recital de conclusão de curso, com aperfeiçoamento em música de câmara, tendo como orientador Juliano Kerber.

Para a apresentação, ela receberá, como convidados especiais, o cantor Alexandre Antunes Rodrigues e Lúcio Marcelo Paiva – este último atuando como narrador.

Na noite do mesmo dia, às 20h, também haverá o recital de conclusão de curso em piano solo da aluna Bruna Antunes Ferreira, orientada pela professora Cristiane Bloes.

Já na quarta-feira, 30, a série de recitais tem início às 16h, com apresentação do pianista Marcelo Brum, orientado pela professora Míriam Braga. Ele terá como acompanhadora a pianista Deborah Melissa Kerber.

A série de apresentações terminará com o aluno Everton Cardoso, que também faz recita de conclusão de curso, com orientação da professora Míriam Braga.

Piano

O curso de piano do Conservatório de Tatuí é um dos mais tradicionais da instituição. Teve a primeira classe de alunos formados na década de 50. Grandes músicos atuantes no cenário nacional e internacional construíram suas carreiras com base no ensino proporcionado pela instituição.

De acordo com a assessoria de comunicação do Conservatório, diversas pesquisas indicam que os alunos da área têm obtido importantes premiações nos principais concursos nacionais, além do ingresso nas principais universidades estaduais e federais do país.

A assessoria divulgou que o curso está fundamentado em uma ampla visão do campo de atuação, aliada a uma especialização que prioriza a formação de um músico reflexivo e dinâmico, capaz de atender às demandas impostas pelo mercado de trabalho.

O aluno poderá seguir carreira profissional como solista, camerista, correpetidor ou participando de grupos de diversas formações como orquestras e bandas sinfônicas.

Segundo a assessoria do Conservatório, o curso conta com quadro de professores de excelência, que unem subsídios pedagógicos em “constante atualização à experiência como intérpretes profissionais, podendo gerir com criatividade e autonomia o processo de ensino-aprendizagem”.

Durante o início de 2009, informou a assessoria, o curso passou por grandes mudanças estruturais. As aulas de piano regular tiveram seu conteúdo programático distribuído em 18 semestres, sendo que os dois primeiros correspondem à fase preparatória.

O aperfeiçoamento, afirmou a assessoria, reformulado no início de 2013, é oferecido em dois semestres. O curso visa oferecer aos alunos a especialização em determinadas áreas musicais, direcionando as aulas no instrumento por meio do estudo “de um conteúdo programático temático”, divulgou a assessoria.