‘Passa Balaio’ realiza fase de visitas a 28 escolas e a Apae do município





Divulgação

Alunos de escolas municipais recebem livro de escritora; projeto contemplou cidades de Tatuí e Bauru

 

Depois de capacitar 50 educadores na arte de contar histórias em três meses, o projeto “Passa Balaio Trançado de Sonhos” realizou em Tatuí visitas a escolas de ensino fundamental. A iniciativa passou por 28 unidades da rede municipal de ensino, mais a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Ao todo, o projeto realizou na cidade dez formações de educadores encerradas com um sarau no sábado, 19. Os dez encontros de formação foram conduzidos pela escritora e contadora de histórias, Carmelina de Toledo Piza.

Ela começou a visitar, desde a segunda, 21, alunos das professoras participantes do projeto. Carmelina permaneceu durante, aproximadamente, uma hora em cada escola, contando histórias, autografando livros e conversando com os alunos.

Os estudantes receberam, também, exemplares da publicação “Caju, uma história de amor”. Ao todo, cerca de 2.000 alunos da rede municipal foram beneficiados.

Priscila Aparecida Franco, educadora do Cepem (Centro Educacional Pré-Escolar Municipal) “Ondina Helena Moura Cavalcante”, viu seus alunos, na última terça-feira, 22, se “encantarem diante da história contada pela escritora”.

“A visita na minha escola, assim como o curso, foi maravilhosa. As crianças gostaram muito da história da Caju e gostariam que ela (Carmelina) contasse outras história para eles”, relatou a educadora em nota à imprensa.

A assessoria de imprensa da escritora e contadora de história informou que, durante a semana, Carmelina visitou apenas as salas das educadoras participantes do curso.

Também em nota, Raquel Prestes, supervisora de Educação Infantil da cidade de Tatuí, resumiu a aplicação do projeto no município como “um presente”.

“Estamos encerrando o projeto com a alegria de receber um presente em nosso município. Nossos 50 professores ficaram muito satisfeitos com o projeto e a maneira dinâmica que o curso ofereceu”, declarou a supervisora em nota.

Raquel disse, ainda, que as visitas nas escolas estão sendo para as crianças como “um momento único”. De acordo com ela, “conhecer uma escritora pessoalmente e receber um livro está trazendo grande satisfação para todos”.

Em Tatuí, as visitas às escolas seguiram até a sexta-feira, 25. Neste ano, o projeto já passou pela cidade de Bauru, onde as atividades se encerraram no dia 10 e beneficiaram, também, 50 educadores e 2.000 alunos da rede municipal.

Realizado pela Editora Adonis, o projeto “Passa Balaio Trançado de Sonhos” tem parceria das prefeituras de Bauru e de Tatuí, patrocínio da Panco, produção cultural de 3marias Produtora Cultural, agenciamento de LS Nogueira e apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural) do governo do Estado.

Na cidade, as atividades do projeto se iniciaram no dia 16 de agosto, com as formações de dez turmas de educadores da rede municipal e da Apae. Eles estiveram divididos em dois períodos frequentando atividades durante 30 horas.

A formação teve o objetivo de apresentar práticas voltadas a incrementar a contação de histórias em sala de aula. Para marcar o encerramento das formações um sarau com contações e declamação de poesia aconteceu na praça Manoel Guedes (do Museu), entrega de 50 balaios (cestos trançados com tira de jornal), 50 colchas de retalho e 14 livros para cada participante da iniciativa.