Raízes do Interior participa de ações para desenvolvimento do turismo

Microrregião se reúne com Ministério do Turismo e faz oficina com Sebrae

12
Workshop no auditório da Associação Comercial de Laranjal Paulista (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

A Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista” – representada por seu interlocutor regional e secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí, Cassiano Sinisgalli – participou de duas ações na quinta-feira da semana passada, 2, visando o desenvolvimento do turismo.

A primeira ação foi uma reunião online conduzida pela coordenadora geral de áreas estratégicas para o Desenvolvimento Turístico, do Ministério do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura.

Conforme Sinisgalli, na ocasião, Ana Carla explicou a portaria 41/2021, do Ministério do Turismo, que consolida e atualiza as normas sobre o Programa de Regionalização do Turismo (Mapa do Turismo Brasileiro), estabelecendo critérios e orientações para que os municípios possam participar de uma região turística.

Entre as exigências da portaria, estão: comprovar a existência de órgão ou entidade municipal responsável pela pasta de turismo; comprovar a existência de dotação orçamentária destinada ao turismo; possuir, no mínimo, um prestador de serviço turístico da cidade com cadastro obrigatório no Ministério do Turismo; possuir Conselho Municipal de Turismo ativo; e aderir ao termo de compromisso disponibilizado pelo Ministério do Turismo.

De acordo com a pasta municipal, assim que o sistema do Ministério do Turismo estiver liberado, Tatuí terá seus dados atualizados.

Publicidade

Por atender aos requisitos do ministério, Tatuí faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro, estando inserida na Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”, junto com Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho.

No mesmo dia, Sinisgalli e o turismólogo da prefeitura Jean Vinicios Sebastião participaram do “Workshop de Construção Coletiva para Ações de Desenvolvimento do Turismo”, promovido pelo Programa Sebrae de Turismo.

O encontro aconteceu no auditório da Associação Comercial de Laranjal Paulista, com o objetivo de auxiliar os municípios da Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista” na construção de uma agenda coletiva de fomento ao turismo regional.

Além disso, de acordo com Sinisgalli, o workshop visou “aproximar as lideranças e os estabelecimentos que recebem visitantes e turistas para promoverem o levantamento de questões e ações importantes que contribuirão com desenvolvimento do turismo local e regional”.

Os anfitriões da reunião, o prefeito de Laranjal Paulista, Alcides de Moura Campos Júnior, e o vice-interlocutor da microrregião e secretário da Cultura e Turismo de Laranjal Paulista, Fúlvio Antônio Scarme, comentaram sobre a importância do planejamento turístico regional.

Os trabalhos foram conduzidos em período integral pelo consultor e especialista em gestão de negócios e projetos da FIA (Fundação Instituto de Administração), Luís Bramante.

Na ocasião, estiveram presentes, também, o gerente regional do Sebrae Botucatu, Eduardo Nascimento Jesus; as analistas de negócios do Sebrae, Michelle de Paula Oliveira e Geovana Aparecida Annelli Parreira; e representantes das cidades de Laranjal Paulista, Boituva, Cesário Lange, Quadra, Porangaba e Torre de Pedra.

Publicidade