Projeto aborda saúde vocal de professores e musicalização na rede

96
Mel Moreira, formada em canto lírico pelo Conservatório de Tatuí (foto: AI Prefeitura)
Da redação

Um projeto focado nos cuidados com a saúde vocal dos professores e na musicalização nas escolas, apresentado pela cantora tatuiana Mel Moreira, está liberando videoaulas gratuitas no canal “Mel Moreira Oficial”, no YouTube (https://bit.ly/3womDBX).

O projeto é um dos habilitados pelo edital de cultura 02/2020, que concedeu prêmios a projetos culturais com recursos da Lei Aldir Blanc. Os vídeos são liberados semanalmente, cumprindo a contrapartida exigida no edital da LAB.

Conforme a apresentadora do projeto, a primeira linha de atuação é voltada ao cuidado com a saúde vocal dos professores, que usam a voz em sala de aula como ferramenta de trabalho.

“Eles aprenderão técnicas vocais que ajudam na emissão da voz falada e receberão dicas de como utilizarem o aparelho fonador de maneira adequada, evitando que tenham problemas vocais no futuro”, conta Mel.

As aulas destinadas aos professores estão distribuídas na sequência didática: “o que é cantar”; “despertar da voz”; “classificação vocal”; “cuidados com a voz”; “melhor máscara para uso em aula”; “cuidados vocais”; e “exercícios vocais com níveis de um a nove”.

A cantora explica que a segunda linha de atuação do projeto, sobre a musicalização nas escolas, abrange a criação de conteúdos destinados à musicalização infantil na rede de educação.

“Os alunos terão à disposição videoaulas de iniciação musical, para que aprendam técnicas musicais em casa, como formas de utilizar a voz da maneira correta, aprendam a cantar e conheçam o universo teórico musical. O objetivo é incentivar os alunos a canalizarem suas energias em produção de arte, por meio do canto”, ressalta Mel.

Mel Moreira é formada em canto lírico pelo Conservatório de Tatuí, com aperfeiçoamento em “canções e árias de ópera dos séculos 18 e 19”. Possui curso técnico em instrumento musical, tem curso de musicalização para educadores e é graduada em psicologia.

Os contatos de Mel são: Instagram (https://bit.ly/341eDuk), YouTube (https://bit.ly/2SfaXmk) e Facebook (https://bit.ly/3f5qFsQ), telefones (11) 99927-2114 e (15) 99689-8275, e e-mails merlisems@hotmail.com e merlisems@gmail.com.