Conservatório de Tatuí retoma aulas e ações presenciais de forma gradual

Retorno está organizado por fases, seguindo determinações do Plano SP

Estudante Caio Lucatelli e professor Luis Marcos Caldana em aula de percussão sinfônica (foto: AI Conservatório de Tatuí)
Da redação

O Conservatório de Tatuí, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, iniciou nesta semana a retomada gradual das aulas e atividades presenciais em Tatuí e no Polo de São José do Rio Pardo. O retorno segue as diretrizes do Plano São Paulo e está organizado por fases.

Conforme a assessoria de comunicação da instituição, nesta primeira etapa, serão oferecidas presencialmente apenas aulas individuais, em cursos predeterminados e para alunos das séries mais avançadas, respeitando-se o limite estabelecido de atendimento de até 30% da capacidade de ocupação das unidades de ensino e seguindo-se protocolos sanitários “rigorosos”.

Aulas coletivas e para os demais cursos permanecerão em ambiente virtual. Estão autorizadas as aulas presenciais individuais exclusivamente para os cursos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, percussão, teclados, canto lírico e canto popular, e apenas para alunos das séries avançadas: sexto ano, sétimo ano e aperfeiçoamento.

O retorno presencial não é obrigatório para os alunos. Quem preferir manter as aulas em ambiente virtual por mais tempo deve conversar com o professor e informar a secretaria escolar. Para todos os demais alunos e cursos, as aulas permanecem remotas.

Após o retorno das atividades presenciais, caso algum aluno ou funcionário apresente sintomas de Covid-19 ou tenha contato com pessoas que estejam com sintomas, deve comunicar imediatamente a direção e permanecer afastado, em quarentena, como determinam as autoridades médicas e sanitárias. Todas as faltas ocorridas por este motivo serão abonadas, sem prejuízo ao estudante ou funcionário.

O retorno presencial segue rigorosos protocolos sanitários e de segurança. Apenas funcionários e alunos autorizados podem entrar nas unidades de ensino e somente após aferição da temperatura corporal.

O uso de máscara facial é obrigatório para todos que estiverem nas dependências do Conservatório, inclusive nos espaços ao ar livre. Funcionários devem utilizar, além da máscara, o escudo facial.

A higienização das mãos também é obrigatória e deve ser feita com água e sabão ou com álcool em gel, que está disponível em todas as classes, entradas, corredores, banheiros e salas de recepção.

A instituição também disponibilizou cartazes e cartilhas de orientação, tapetes sanitizantes nas entradas principais, borrifadores de álcool e panos próprios para higienização de materiais e instrumentos, lixeiras exclusivas para descarte de material potencialmente contaminado, além de ter reforçado os serviços de limpeza e orientação em todas as instalações.

“A Sustenidos Organização Social de Cultura realizou um planejamento muito cuidadoso e promoveu a capacitação de toda sua equipe para garantir que a retomada gradual das atividades presenciais ocorra com a máxima segurança e tranquilidade para todas as pessoas envolvidas: estudantes, funcionários, familiares e a comunidade em geral”, ressalta a instituição.

Para conferir a íntegra do Plano de Retomada das Atividades Educacionais Presenciais do Conservatório de Tatuí,  acesse: https://www.conservatoriodetatui.org.br/wp-content/uploads/2021/04/2021-03-10-Plano-de-Retomada-Conservat%c3%b3rio-de-Tatu%c3%ad-Final2.pdf