Novo logotipo





Ao completar 90 anos de fundação, em julho de 2012, o jornal O Progresso de Tatuí deu início a uma série de ações que, realmente, pudesse servir de homenagem a seus fundadores, de agradecimento a seu público leitor e, finalmente, marcar a passagem dessas nove décadas de trabalho e realizações.

Com este propósito, foi lançado, em agosto do ano passado, o tabloide “90 Anos de Progresso”, seguido de exposição composta por parte significativa do acervo do jornal.

Ambos tiveram em pauta justamente o casamento de informações históricas do município com as raízes do periódico, relembradas em grande parte por meio da trajetória da família Ortiz de Camargo.

Gratuitos, também ambos tiveram o objetivo de configurar-se em verdadeiros presentes aos leitores e à própria comunidade.

Em seguida, com a mesma determinação, O Progresso apresentou um novo “presente”, vez que também gratuito aos assinantes: O Progresso em Revista, uma publicação sazonal com o conteúdo e a aparência delineados para serem verdadeiramente atraentes.

A primeira edição circulou em abril, tendo o Dia das Mães e os noivos como tema central. A seguinte foi levada aos assinantes em julho, em parte pautada por assuntos relacionados aos pais. Agora em outubro, a terceira edição é concluída com ênfase em reportagens sobre as crianças.

Nesse meio tempo, outros dois trabalhos inéditos foram apresentados. Um deles configurou-se na edição especial de aniversário da cidade, em agosto, a qual, embora “tradicional”, também foi marcada por novidades, somando duas publicações.

O tabloide “Tatuí na Visão do Artista”, todo em cor, trouxe o inusitado da união entre reportagens históricas e a arte, representada pela reprodução de telas do artista plástico Mingo Jacob, todas inspiradas em locais e edificações populares da cidade.

A outra publicação registrou todos os trabalhos premiados pelos concursos “Paulo Setúbal”, promovidos pela Prefeitura, entre os contos, crônicas e poesias de autoria de escritores de todo o país e textos e desenhos dos estudantes tatuianos.

Ainda em agosto, O Progresso levou ao ar seu novo portal de informações na internet, com diversas novidades e visual totalmente modificado. Entre alguns novos atrativos, um guia de serviços, anúncios classificados on-line, pesquisa de notícias e imagens exclusivas nas colunas.

Agora, O Progresso conclui um ciclo de renovação que, portanto, perpassa todo um ano. Desta vez, a novidade consiste na renovação do logotipo, o qual encabeça o jornal com pequenas variações durante esses 90 anos.

Naturalmente, trata-se de renovação, atualização, jamais de desapego à identidade tradicional da publicação. Para tanto, a manutenção dos aspectos originais da tipologia foi respeitada e, mais que isto, valorizada.

Este “desafio” foi assumido pelo publicitário e desenhista Binho Antunes, cuja carreira teve o início profissional – bem antes da educação formal universitária – aqui mesmo na redação de O Progresso, quando, no final da década de 80, ele começou a publicar caricaturas, charges e cartuns.

O resultado pode ser visto a partir desta edição, na primeira página do jornal. Também estará presente em todo o material de divulgação da empresa e, agora, figurando e unificando visualmente a “capa” de seus três veículos: além do jornal, o site – que passa a ser denominado O Progresso Digital – e O Progresso em Revista.

Com mais esta inovação, o jornal busca corresponder a algo que entende ser fundamental à sobrevivência: a constante atualização e adaptação à realidade do momento e, consequentemente, aos anseios de seu público leitor.

Afinal, é na soma de leitores, de público satisfeito e fiel, de trabalho constante e bem feito, que todos, juntos, podemos assegurar o contínuo progresso da Cidade Ternura – alcunha que, a partir de agora, passa a ser figurada do lado do novo logotipo do jornal que o cunhou junto ao nome de Tatuí.