Anunciada licitação da 1ª etapa de recuperação do ribeirão Manduca





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Representantes da Sabesp trataram de assunto com prefeito em reunião realizada na quarta, 2

 

Proposta de campanha do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, a primeira etapa para revitalização e recuperação ambiental do ribeirão Manduca deve ser licitada até o final de 2013. A notícia é da assessoria de comunicação do Executivo.

De acordo com o setor, Manu tratou do assunto na quarta-feira, 2, durante encontro em Piedade com o secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, deputado estadual Edson Giriboni, e a diretora-presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Dilma Pena.

“Trata-se de um amplo programa de captação de esgoto doméstico do município, que terá investimentos de R$ 6 milhões e possibilitará a despoluição do Manduca, através de implantação de troncos coletores nos ribeirões Lavapés, Caaguaçu e Ponte Preta – este último deságua diretamente no córrego que corta a cidade”, destacou a assessoria do Executivo.

A obra consiste na instalação de 12.745 metros de dutos instalados, com diâmetros variáveis entre 150 e 400 milímetros. Os “últimos detalhes da obra” foram definidos na quinta-feira, 3, entre o prefeito e representantes da Sabesp.

Na ocasião, Manu recebeu no gabinete dele o gerente divisional, Adriano José Branco, e o superintendente regional, Mario Eduardo Pardini Affonseca. A obra deve ter execução compartilhada entre Prefeitura e a companhia.

“A conquista trará reflexos importantes também na preservação de dois outros importantes agentes hídricos do município: os rios Tatuí e Guarapó. Trata-se da mais importante obra de despoluição da história do município”, declarou Affonsenca em material enviado pela assessoria de comunicação da Prefeitura.

Na mesma nota, o prefeito disse que a melhoria trará, ainda, benefícios a bairros importantes da zona norte da cidade. Entre eles, Jardim Gonzaga, vila Angélica e Jardins de Tatuí. Isso porque o bairro do Caaguaçu receberá dois coletores-tronco que ampliarão a capacidade de coleta e auxiliarão no tratamento do esgoto doméstico, num total de 3.848 metros de extensão, além de uma estação de bombeamento.

Também será adicionada uma linha pressurizada, duas travessias “não destrutivas”, uma sob a SP-141 e outra sobre a linha férrea que corta a região, além de um coletor-tronco no bairro Lavapés. “Estamos ao mesmo tempo preparando a mais importante obra e investindo na qualidade de vida e na saúde da nossa população”, falou o prefeito.

A obra no bairro Ponte Preta prevê instalação de três coletores-tronco, além de travessia “não destrutiva” na rodovia SP-127 (Antônio Romano Schincariol), que liga Tatuí a Itapetininga. A extensão total da rede é de 3.943 metros.

Manu disse que os entendimentos para realização da primeira etapa de despoluição do Manduca e obras complementares tiveram início em 2012, logo após o período eleitoral. Na ocasião, ele, Vicente Aparecido Menezes e José Tarcisio Ribeiro haviam sido recebidos em Botucatu, na sede regional da Sabesp, por Branco e Affonseca.

“Nossos agradecimentos ao secretário Giriboni que agilizou e viabilizou essa importante melhoria, conseguindo incluí-la no Orçamento para o próximo ano e antecipar nosso projeto de transformar, definitivamente, o ribeirão do Manduca. Um projeto dessa magnitude passa por diversas etapas e, hoje, estamos dando o primeiro passo”, finalizou.