Nova Semana da Astronomia tem programação divulgada

Espaço possui equipamento capaz de reproduzir o céu de qualquer local da Terra (foto: divulgação)

Sessões, palestras, mesa-redonda, audição de música antiga, observações do céu com telescópios, oficinas e um minicurso introdutório de astronomia integram a programação da 19ª Semana da Astronomia.

O evento, promovido pelo Planetário de Tatuí, com apoio cultural do Colégio Objetivo, Sítio do Carroção, Holec e Asterdomus, tem início nesta segunda-feira, 7, e segue até o sábado, 12 – Dia das Crianças.

A organização informa que todas as sessões requerem ingresso. Eles podem ser retirados gratuitamente na secretaria do Colégio Objetivo. As especiais, agendadas entre os dias 8 e 10, são reservadas aos alunos do Eja (Ensino de Jovens e adultos) e a do dia 12 é dedicada às crianças (7 a 10 anos, acompanhadas dos pais).

O minicurso introdutório de astronomia é dirigido ao público em geral e recomendado para maiores de dez anos. Ele consiste em seis aulas expositivas (três delas dentro do planetário), ministradas a partir do dia 7 de dezembro, com vagas limitadas.

Não há necessidade de anotações em caderno. O coordenador do Planetário informa que haverá distribuição de folhas com o resumo de cada aula.

O curso requer inscrição, que pode ser realizada na secretaria do Colégio Objetivo. Todos aqueles que concluírem o curso terão direito a certificado.

As oficinas temáticas não possuem datas fixas, mas podem ser agendadas por grupos que manifestem interesse, em qualquer um dos dias da programação. Todas as outras atividades são gratuitas e não requerem ingresso, nem reserva.

O coordenador do Planetário, Luís Marino, explica que o espaço consiste em um equipamento “projetivo eletro-óptico-mecânico, capaz de reproduzir, dentro de um ambiente especialmente projetado (interior de um domo semiesférico), o céu de qualquer local da Terra e de qualquer época: passado, presente ou futuro”.

Tem como função abordar, didática e “imersivamente”, temas ligados à astronomia. O equipamento é considerado, ainda, “versátil o suficiente para abranger outras áreas, entre elas, física, geografia, história e até mesmo biologia”.

O Planetário de Tatuí está instalado em um domo com oito metros de diâmetro e comporta, atualmente, 50 pessoas. O projetor principal é o planetário modelo NYX Octo-3, da Sigma Octantis, fabricado em Tatuí, em operação desde 22 de abril de 2000 e que já atendeu mais de 35 mil pessoas, entre alunos das escolas da região e o público em geral, durante os diversos eventos realizados.

Ele tem como missão “realizar a divulgação científica e despertar no público a curiosidade e a fascinação pela astronomia e ciências correlatas”. O Planetário recebe o nome de “Professor Romildo P. Faria”, como homenagem póstuma ao divulgador da astronomia no Brasil.

Físico e autor de vários livros, Faria trabalhou no Planetário de São Paulo, sendo diretor do Planetário de Campinas. Estava à frente do Planetário de Natal (RN), quando faleceu, em 2009.

“Foi uma pessoa extraordinária, além de valioso colaborador, que contribuiu na época da implantação e no desenvolvimento do Planetário de Tatuí”, contou Marino.

A Semana da Astronomia acontece no município desde 2001 e era realizada em abril – mês do aniversário do Planetário e quando se celebra o Dia Internacional da Astronomia.

A partir de 2017, o evento passou para outubro, em memória ao professor Acassil José de Oliveira Camargo, criador do Planetário local.