Cooperativa de produtores rurais testa feira livre noturna na Concha





Um total de 22 produtores rurais participa na quinta-feira, 5, a partir das 19h, da primeira feira livre noturna a ser realizada no município. A “feira-piloto” acontece na Concha Acústica “Spartacco Rossi”.

Os diferenciais da feira, além do óbvio horário diferenciado de funcionamento, são a participação exclusiva de produtores rurais e a maior qualidade dos produtos.

De acordo com Antonio Jesus de Moraes, secretário da Cooperativa dos Produtores Rurais de Tatuí e Região, o evento noturno “tem tudo para dar certo”.

“A feira noturna já acontece em vários municípios da região e com bons resultados. Visitamos várias cidades e verificamos que os produtos, principalmente as hortaliças, mantêm-se frescas nesse horário, o que é um diferencial para o público”, afirmou.

Os 22 participantes são todos cooperados e, destaca Moraes, produtores. “Comprar diretamente de produtor significa maior qualidade e melhor preço”, afirmou.

Os produtores esperam aumentar as vendas com a feira noturna ao oferecer opção a um público que não tem condições de efetuar compras no período da manhã.

De acordo com Moraes, a primeira feira noturna deve agradar quem procura por produtos da estação, como laranja, alface, melancia, tomate e hortaliças em geral, produto típico da agricultura local.

“Além disso, a feira terá os tradicionais pasteis e caldo de cana, produtos típicos da nossa terra. Com certeza, abriremos novas possibilidades de vendas, e vamos agradar a todos. É um diferencial no mercado e uma opção a mais”.

A primeira feira livre noturna será um teste para definições futuras. A cooperativa deve se reunir na próxima semana para indicar a periodicidade da feira – que pode ser quinzenal ou mensal – e a localização, a qual poderia ser móvel, organizada em diferentes pontos da cidade a cada edição. “Mas estes detalhes serão todos debatidos em reunião com os cooperados”, afirmou ele.

A Cooperativa de Produtores Rurais conta com 58 cooperados de Tatuí e outras cidades, como Itapetininga e Iperó. São produtores ligados a vários tipos de atividades, como leiteira, hortifruti e avícola. Juntos, eles organizam projetos e conseguem, por exemplo, descontos na aquisição de insumos.

Fundada em 12 de novembro de 2009, mantém projetos em parceria com a Prefeitura de Tatuí. Um deles viabiliza o fornecimento de produtos agrícolas para creches municipais, que os utiliza nas merendas escolares.

“Todas as verduras e hortaliças são fornecidas pelos cooperados, e esperamos que a parceria estenda-se para as escolas também, no próximo ano”, afirmou Moraes.

Além do projeto de fornecimento de produtos a creches locais, outros são viabilizados por meio da cooperativa. “Por ela, os produtores podem, por exemplo, participar de licitações. Em nossa região, vários participam de licitações para fornecimento de produtos a presídios, pois temos unidades prisionais em Itapetininga, Iperó e Capela do Alto”.

Os produtores cooperados utilizam o sistema de produção convencional, mas já estudam a possibilidade de utilizar o orgânico. Conforme o secretário da cooperativa, o sistema orgânico exige mais mão de obra, o que onera os produtos em até 30%.

A Cooperativa dos Agricultores de Tatuí e Região funciona na Casa da Agricultura (rua 13 de Maio, 1.084). A sede própria será construída em área cedida pela Prefeitura, em sistema de concessão por 50 anos, localizada entre as ruas Júlia de Melo Machado e Israel José da Mota, no Distrito Industrial. A área conta com 5.200 metros quadrados.