3º guia ‘Cidade Ternura’

Lançado em 2016 pelo jornal O Progresso, o “Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura” alcançou a terceira edição neste mês de julho, quando foi apresentado em primeira mão na Feira do Doce.

A publicação destaca os atrativos turísticos mais significativos, uma parte da história local, a agenda anual de eventos municipais e as principais opções de gastronomia na cidade.

O guia chega gratuitamente aos leitores do impresso junto com esta edição de fim de semana e ainda pode ser adquirido, como encarte no jornal, nos pontos de venda avulsa, como as bancas de revista.

Em simultâneo, o jornal já está encaminhando lotes da publicação a pontos de interesse turístico e aos órgãos municipais que atuam na área, como o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (reportagem nesta edição).

Projetado para ser uma inovação, por apresentar, pela primeira vez, um “apanhado” de todas as informações relacionadas ao turismo e à gastronomia da cidade, o guia foi novamente remodelado em 2018.

Com pauta elaborada a partir de informações interessantes tanto para tatuianos quanto para turistas, o guia chama para as festas e eventos, destaca as tradições locais e detalha as atrações turísticas. Os assuntos são apresentados em reportagens sucintas, cada uma acompanhada por imagens, também atualizadas.

O guia “Cidade Ternura” está dividido em capítulos. No primeiro, consta o calendário cultural e turístico do município, com informações relativas ao Carnaval de rua e nos clubes, bailes de salão, eventos religiosos e, mais recentemente, os gastronômicos.

Como o próprio nome sugere, o calendário lista as atividades culturais e gastronômicas por meses do ano. As atrações começam em fevereiro e seguem até dezembro, quando a cidade comemora o “Natal Musical”, iniciativa promovida pela ACE (Associação Comercial e Empresarial) e Prefeitura.

Na seção “história”, a publicação explica como surgiram os principais títulos tatuianos: “Terra dos Doces Caseiros”, “Capital da Música” e “Cidade Ternura” – este último, com origem em artigo publicado pelo jornalista Osmar Pimentel no jornal O Progresso, em 14 de outubro de 1934.

Igualmente importante, a figura do escritor tatuiano Paulo de Oliveira Leite Setúbal está presente na publicação. Principal expoente da literatura tatuiana, ele dá nome ao museu histórico do município e a uma das praças centrais.

Na sequência, o guia apresenta as atrações turísticas. São dezenas de páginas contendo informações diversas, entre as quais, sobre a capela de São João do Bemfica (marco inicial da cidade), o Conservatório, a estação ferroviária e as antigas fábricas de fiação.

Também estão presentes informações sobre a Capela do Divino, Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Santuário Nossa Senhora de Fátima, Mercado Municipal “Nilzo Vanni” e o Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca”.

O guia ainda apresenta a avenida Cônego João Clímaco de Camargo (avenida das Mangueiras), o Aeroclube de Tatuí e a Fazenda Maria. Espaços como o Sítio do Carroção – único resort pedagógico do Brasil – e o Sítio Santa Rosa complementam a seção informativa.

Abrangendo todas as categorias de bares e restaurantes, a seção dos classificados engloba hotéis, espaços para diversão e arte e prestadores de serviços de locomoção.

De modo a privilegiar estes setores da economia local e reunir o maior número de empreendimentos, o jornal O Progresso manteve a dinâmica da primeira edição, pela qual a divulgação nos classificados acontece gratuitamente.

Por meio desta iniciativa, o jornal, de um lado, prestigia o comércio do município e, de outro, oferece a quem “degusta” o material a melhor experiência em termos de acesso à informação e de contato com os prestadores de serviços.

Ao compilar dados do turismo e da gastronomia, juntando-se bares, cafés, restaurantes, hotéis e espaços de diversão e arte, a publicação extrapola o caráter primário de informações básicas dos guias comuns, que mais assemelham-se a listas telefônicas com propaganda.

Na prática, além de priorizar os visitantes, o guia também é pautado pelas expectativas dos próprios tatuianos, que passam a conhecer mais a cidade onde residem e a ter um grande volume de opções de serviços e produtos, especialmente na área de gastronomia.

Outro aspecto significativo é que, muito antes de a cidade alcançar o título de MIT (município de interesse turístico) do Estado de São Paulo, o objetivo maior do guia já era promover o potencial da Cidade Ternura como verdadeira opção de turismo, exatamente por possuir atrativos a serem bem explorados.

A primeira edição, com esse propósito, inclusive, nasceu em um momento em que nada ainda havia de concreto acerca das verbas garantidas pelo MIT. A publicação acabou sendo concluída, assim, apenas com o apoio da iniciativa privada.

Na prática, o guia “Cidade Ternura” se somou, de fato, aos esforços da sociedade civil, de autoridades e, particularmente, do Comtur para que Tatuí fosse reconhecida como MIT. Esforços que, acima de tudo, estiveram corretamente afinados com a maior virtude local: a música.

Não por acaso, inclusive, a versão 2018/2019 do guia apresenta uma novidade: todos os principais eventos promovidos pelo Conservatório ao longo do ano, que vieram a compor a “agenda musical”.

Outra novidade deste ano é o “Mapa Turístico Cidade Ternura”, composto por um pôster com ilustrações estilizadas dos principais atrativos do município, de autoria da agência AG6 e patrocínio da Faesb (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara).

Por todos os aspectos, contudo, a música ganha atenção especial nesta edição, que já começa por evidenciar o tema na capa, com a reprodução da imagem de um violino confeccionado pelo setor de luteria do Conservatório.

Valorizar a tradição musical, a partir justamente do Conservatório, é o maior objetivo desta edição do guia, considerando-se ter sido a escola a maior responsável tanto pelo reconhecimento da cidade como MIT quanto pela vitória no Prêmio Top Destinos Turísticos.

É natural e óbvio, portanto, a quem se propõe avançar ainda mais no mercado de turismo, a quem busca conquistar o status de estância turística, investir ainda mais em suas características peculiares, exclusivas. E, neste sentido, a música está para Tatuí como o Mickey para a Disney, as roletas para Las Vegas ou o papa para Roma…

Ter esta certeza como uma partitura à frente, regendo as ações na área de cultura e inspirando novas iniciativas em eventos, sem qualquer dúvida, levará Tatuí a ser ouvida como um (real) município de interesse turístico nos quatro cantos do país.