Da redação
A enquete semanal realizada pelo jornal O Progresso em seu portal (www.oprogressodetatui.com.br) apontou que a maioria dos tatuianos (93%) concorda com a obrigatoriedade do uso de coleira e guia em cães nas ruas.
Conforme o resultado, apenas 7% apontaram serem contrários ao uso dos dois equipamentos. O assunto foi colocado em votação devido a uma nova lei municipal sancionada pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior que proíbe a circulação do animal de qualquer porte e raça sem o uso de coleira e guia.
De autoria da vereadora Gabriela Xavier (Podemos), a determinação disciplina a circulação e a permanência de cães em locais públicos e de grande circulação de pessoas.
Os votos são computados entre a manhã de cada sábado e a sexta-feira da semana seguinte. Nesse mesmo prazo, o jornal abre, nesta semana, outra enquete.
A pesquisa traz como tema a busca pela implantação de um campus do Instituto Federal de São Paulo no município. O assunto foi discutido durante uma audiência pública realizada na sexta-feira da semana passada, 1º, na Câmara Municipal (reportagem nesta edição).
O objetivo do encontro, conforme o presidente do Legislativo, Eduardo Dade Sallum (PT), foi “discutir, de maneira ampla e participativa, a implantação do instituto federal no município, além de avaliar, junto à comunidade e representantes políticos, os resultados positivos que a iniciativa pode trazer para a população e, também, para o desenvolvimento econômico local”.
Em razão disso, o jornal pergunta: “Você acredita ser muito importante a vinda de um campus do Instituto Federal ao município?”. A pergunta pode ser respondida com “sim” ou “não”. A votação termina às 17h do dia 15, com resultado divulgado no sábado, 16.