Da redação
A enquete semanal promovida pelo jornal O Progresso de Tatuí, por meio do portal de notícias do periódico, apontou que mais de três em cada dez pessoas dizem ter em casa alguém em tratamento contra o câncer.
De acordo com a enquete, 33% dos leitores assinalaram essa opção, contra 67% que apontaram a alternativa contrária, indicando não passarem por essa situação.
Para a enquete desta semana, o semanário traz como tema o trabalho infantil. Segundo a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, em Tatuí, a exploração deste tipo de serviço aumentou e ocorre principalmente entre as crianças e adolescentes que ficam nos semáforos, vendendo balas, doces ou pedindo ajuda financeira (reportagem nesta edição).
Somente nesses locais, a CMETI estima que os casos tenham dobrado em 2022, na comparação com o período anterior ao da pandemia (2019). O órgão municipal não cita números, mas avalia o crescimento como decorrência da crise gerada pela Covid-19.
Com isso em vista, a pesquisa questiona: “Você já presenciou crianças ou adolescentes vítimas do trabalho infantil em Tatuí?”. As respostas são “sim” e “não”, e a votação acontece no portal de notícias www.oprogressodetatui.com.br.