XI de Agosto conquista tí­tulo de campeão do 9º Zé Leiteiro





Cinco partidas foram o suficiente para que a Associação Atlética XI de Agosto conquistasse mais um troféu. A Égua Vermelha sagrou-se campeã da 9ª edição do “Campeonato José de Campos” ao bater o São Martinho por 3 a 0.

O troféu veio no domingo, 22, em partida que representou a 15ª rodada do torneio. A competição esportiva abre o calendário futebolístico do município e é voltada para atletas com idades a partir de 50 anos (superveteraníssima).

A equipe campeã chegou à final com apenas uma derrota e quase terminou a disputa invicta. O XI estreou no campeonato no dia 18 de janeiro, quando venceu o Frente Negra por 4 a 1. Em fevereiro, no dia 1º, o time repetiu o feito. Bateu a equipe “A” do São Martinho – contra quem disputou a final – por 2 a 0.

No terceiro confronto, a equipe agostina venceu nos pênaltis. O time bateu o TG Engov por 2 a 1 na cobrança dos pênaltis, após empatar por 1 a 1 no tempo regulamentar.

O quarto compromisso do XI aconteceu no dia 15 deste mês, contra o São Martinho “A”. A segunda partida entre as equipes – de um total de três – resultou na vitória da equipe do Leão do Sul por 7 a 6, nos penais. Os times encerraram o confronto no tempo regulamentar com empate. Terminaram em 4 a 4.

A trajetória do São Martinho “A” divergiu do time campeão. O time do Leão do Sul estreou na competição com o pé esquerdo. Logo na primeira partida, no dia 1º de fevereiro, perdeu para o time que sagrou-se campeão do torneio.

O São Martinho se recuperou no dia 1o de março, quando enfrentou o Frente Negra. Na ocasião, a equipe marcou a primeira goleada, vencendo por 4 a 0.

A equipe “se firmou na competição” na terceira partida. Realizada no dia 8 deste mês, ela resultou na segunda vitória do representante do Leão do Sul. O jogo que marcou a eliminação do TG Engov da competição terminou com o placar de 3 a 1. A equipe desclassificada terminou a disputa na 3ª colocação.

Ao todo, o campeonato registrou 60 gols, marcados pelas oito equipes inscritas. Participaram da 9a edição do evento, o Nova União, Jardins, São Martinho “A” e “B”, Frente Negra, TG Engov, XI de Agosto e XI Sexta Máster.

Além dos troféus, a organização entregou prêmios para o artilheiro e para o melhor goleiro. O primeiro foi entregue para Geraldo Paes de Camargo, do São Martinho “A”, que marcou oito gols no torneio; o segundo, para Pedro José dos Santos Neto, também da mesma equipe.

Também estiveram incluídos na artilharia, os jogadores Edmilson Oliveira Campos (XI de Agosto); Nerivaldo F. dos Santos e Valmir Antonio Provasi (ambos do São Martinho “A”), com cinco e dois gols, respectivamente; e Claudinei Tavares (São Martinho “B”), com dois gols.

A 9a edição da competição teve início em janeiro e conta com promoção de Cesário Mota Filho, o Cesário Tatu. A Prefeitura realiza a iniciativa a partir de empenho de Osvaldo Luís Peixoto, o Keka, que se encarregou de convocar os dirigentes das equipes participantes e realizar congressos técnicos.

Após reunião com os representantes Keka também definiu a tabela de jogos e o sistema de disputa da competição. O “Zé Leiteiro”, como também é conhecida a competição de futebol de campo, teve disputado no sistema de dupla eliminatória.

Ele é realizado anualmente e presta homenagem a José de Campos. A competição teve origem com uma reunião entre amigos. Os jogos começaram como distração, mas, ao longo dos anos, atraíram novos times. Com o aumento da procura de participantes, José de Campos autorizou Cesário Tatu a realizar os jogos na chácara dele (o atual campo do Áz de Ouro).