Da redação
Nesta quarta-feira, 21, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, inicia um novo público-alvo na campanha de vacinação contra a Covid-19 em Tatuí, com a abrangência dos moradores sem comorbidades a partir dos 30 anos completos.
Para as pessoas na faixa etária sem comorbidades, é necessário apresentar, no momento da vacinação, um documento de identificação com foto, cartão SUS e comprovante de endereço de Tatuí.
O município iniciou a semana imunizando os tatuianos sem comorbidades a partir de 32 anos, e na terça-feira, 20, passou a abranger o público acima de 31 anos. Nos dois dias, a VE aplicou 3.469 doses (2.727 da primeira, 737 da segunda e 5 doses únicas).
Até às 9h desta terça-feira, 20, (data do fechamento desta edição), o órgão da pasta de Saúde havia aplicado 84.784 doses, das quais 63.597 são referentes à primeira, 18.095 à segunda e 3.092 à dose única.
Além da nova faixa etária incluída, profissionais da Educação acima de 18 anos continuam sendo imunizados. Para receber o imunizante, os educadores também são obrigados a apresentar um “QR Code” gerado a partir do site www.vacinaja.sp.gov.br.
O órgão ainda continua a imunização de gestantes e puérperas sem comorbidades, pessoas com comorbidades e deficiência permanente acima de 18 anos cadastradas no programa BPC (Benefício de Prestação Continuada) da assistência social. Os munícipes deste grupo devem apresentar comprovante do recebimento do BPC.
Também continua a imunização de motoristas e cobradores de ônibus do transporte público urbano e intermunicipais. Assim como os educadores, eles devem se cadastrar no site “Vacina Já”. O órgão ainda aplica a primeira dose em tatuianos com síndrome de Down e transplantados de 18 a 59 anos.
A segunda dose está sendo aplicada em todos os que receberam a primeira, respeitando a data agendada na carteirinha de vacinação.
Ao longo da semana, as doses são aplicadas em sistema drive-thru somente no estacionamento da futura sede da prefeitura, em frente à UPA, das 8h às 17h. Os pedestres podem receber a imunização na Emef “João Florêncio”, centro, das 8h às 16h.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população que já recebeu a primeira dose deve ficar atenta à data da segunda, já que “as vacinas Coronavac/Butantan, Oxford/AstraZeneca e Biontech/Pfizer precisam da segunda dose para atingir o nível de eficácia esperado”.