Raul Vallerine
No silêncio da noite de Natal, permita-se ouvir a melodia suave da esperança, a canção suave da paz e a serenidade da graça de Deus a nós seres humanos!
O nascimento de Jesus significa a entrada do Filho de Deus na essência humana. A expressão clássica é ‘o verbo se fez carne’.
Então, significa a manifestação de Jesus em carne humana, para que os homens pudessem compreendê-lo melhor. Para a fé cristã, é que Jesus veio habitar entre os homens, tornou-se um igual aos homens!
O verdadeiro significado do Natal pode ser entendido de diversas formas, mas de forma geral, é uma data que simboliza o nascimento de Jesus Cristo e que pode ser um momento de reflexão, renovação e esperança:
É uma data para celebrar o amor verdadeiro que se pode compartilhar com o próximo. É um tempo para renovar a determinação de seguir Jesus e aproximar-se da família e dos outros. É uma data para agradecer por todas as bênçãos e conquistas do ano.
O Natal tem um significado profundo que transcende as barreiras religiosas e culturais, e pode ser interpretado de várias formas.
Para os cristãos, o Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador, e representa valores como amor, renovação, união, compaixão, perdão e generosidade.
Pode ser um tempo para rever a vida interior, ser mais solidário, abrir o coração à reconciliação e desejar aos outros a paz.
O Natal é uma oportunidade para repensar as ações e ser melhor uns para os outros. É uma época para aproximar as pessoas que amamos e lembrar o quão importantes são.
São momentos mágicos, sublimes e com grande significado espiritual para nossas vidas. É a época do ano que repensamos os nossos valores morais e sociais, ponderando sobre a vida e tudo que está a seu redor.
É tempo de reverenciar o Menino, nascido da Virgem Maria numa manjedoura e que se sacrificou pelo bem da humanidade, para nos fazer compreender que o ser humano vale por aquilo que faz, e nunca por aquilo que possui.
O espírito natalino, um encantamento maravilhoso, faz com a alegria invada nossos corações, trazendo sentimentos de paz, harmonia, fraternidade o amor ao próximo.
Que neste Natal você e sua família sintam ainda mais forte o significado da palavra amor; que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração na imagem e a semelhança de Jesus Cristo, fazendo a fim de que você viva com muita felicidade e prosperidade.
Devemos comemorar o Natal com as esperanças renovadas no futuro, confiar nos projetos que temos e pedir que o Menino-Deus nos proteja e guie no caminho para realizá-los.
Cada um de nós, à meia-noite de 24 de dezembro, deve elevar seus pensamentos e fazer seu pedido, acreditando que Ele nos proverá.
O Natal é um dia comemorativo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa ainda maior, a festa do nascimento de Jesus Cristo dentro de seu coração.
Também é tempo de refazer ou engendrar planos para novo ano 2025, reconsiderar equívocos e voltar aos trilhos do caminho para uma vida cada vez mais saudável e equilibrada.
A vida está aí para que possamos retificar algum possível engano e vendo no presépio, a representação do nascimento da vida, somos novamente conduzidos a pensar que o ano que desponta, uma nova vida pode ser vivida.
Também é tempo de refazer ou engendrar planos para novo ano 2025, reconsiderar equívocos e voltar aos trilhos do caminho para uma vida cada vez mais saudável e equilibrada. Todo Ano Novo é tempo de renascer, de florescer, de viver de novo. Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos.
Que este Natal e o Ano-Novo sejam uma festa de celebração à vida que flui em todos nós. Um grande e fraterno abraço e muita luz e paz em nossos corações!