Chegar a 18 anos de história e superações é um marco para qualquer empreendimento, especialmente no setor de gastronomia do interior, onde os desafios podem somar desde a busca por mão de obra qualificada quanto os insumos ideais, chegando até mesmo à falta de hábito dos consumidores por sabores menos “óbvios”.
A despeito de tudo isso, o Ópera Mix, ao longo destas quase duas décadas, não apenas conquistou uma base fiel de clientes, como também se tornou uma verdadeira referência gastronômica na região, temperando o melhor da tradição italiana com toques de inovação. E, particularmente, sem perder a já tradicional excelência no atendimento e na qualidade de seus produtos.
Ao lado da esposa Liza, Gláucio De Marchi conta que, no início, não imaginava que o Ópera Mix chegaria ao nível de sucesso atualmente alcançado. “Hoje, digo que não tinha essa convicção com relação até onde iríamos alcançar. Porém, as coisas foram acontecendo, naturalmente”, comenta.
De Marchi compartilha que, embora o caminho não tenha sido fácil, as dificuldades foram superadas com persistência e, sobretudo, com a capacidade de adaptação.
“Não foi fácil o percurso, mas muitas coisas contribuíram positivamente. Fomos conseguindo juntar ideias, juntar pessoas. Fomos pensando em detalhes que deram certo e corrigindo tudo o que acabou se mostrando necessário ao longo do tempo”, acentua.
Para ele, o desenvolvimento do restaurante não pode ser creditado a uma única fórmula, mas sim à soma de várias ações estratégicas. “Fomos adaptando e evoluindo ao longo dos anos”, explica.
Contudo, De Marchi admite que nem sempre os resultados foram previstos. “Penso que, se fosse imaginar, eu queria até mais. Mas, reconheço os resultados considerando os limites. Primeiro, a mão de obra; segundo, as matérias-primas; e, terceiro, a própria cidade”, pontua.
Essa visão pragmática, porém, otimista, reflete a receita de quem construiu o sucesso passo a passo, sempre atento ao contexto local e às necessidades do público.
Evolução do cardápio
Um dos maiores diferenciais do Ópera Mix sempre foi a variedade de opções no cardápio, que mistura tradição e inovação com o constante cuidado na preparação dos pratos e com o atendimento.
“Hoje, há concorrência e sempre vai existir: novos, antigos, sempre vai existir”, afirma De Marchi, ressaltando que a experiência e a estrutura acumuladas ao longo dos anos são as grandes responsáveis por manter o restaurante à frente na área da gastronomia regional, já com reputação e experiência plenamente consolidadas.
A condição conquistada, por sua vez, sem dúvida, é reconhecida como resultado da constante evolução do empreendimento. “Hoje, o Ópera Mix tem uma diversidade no cardápio que acho muito representativa e difícil de encontrar em outro restaurante”, aponta De Marchi.
Essa diversidade vem de um esforço contínuo para aprimorar a oferta de pratos, sempre buscando novos ingredientes e sabores que possam agradar aos mais exigentes paladares.
O empresário também destaca o empenho em manter a estrutura em constante evolução, com investimentos para garantir que o Ópera Mix mantenha suas características de vanguarda e comodidade.
“Acredito que as grandes redes tenham um poder de investimento inicial forte, mas o Ópera Mix veio, nesses 18 anos, fazendo vários investimentos que o levaram a não deixar nada a desejar, mesmo considerando-se esses grandes empreendimentos”, observa.
Desafios contínuos
Com a maioridade alcançada, o restaurante segue mirando novas possibilidades. Sobre os planos nesse sentido, De Marchi sustenta: “Quando nos perguntam sobre o futuro, entendemos que tudo ainda depende de muita coisa. Há sempre uma questão de convites, de oportunidades de expandir. Sempre, sempre vêm várias pessoas me convidando para uma expansão, para parcerias, várias. E vamos avaliando”.
Diante das possibilidades, contudo, ele reitera o cuidado em evitar participação de projetos ainda em estudo. “Não gosto de comentar coisas que ainda não estão 100% certas. Quando estiverem, com certeza, sou o primeiro a falar”, reforça.
“Mas há ideias, muitas ideias. Nós as analisamos, não descartamos, mas também não cravamos. Tem coisa que dá para acontecer”, antecipa. Essa postura reflete a cautela com que o restaurante tem se expandido ao longo dos anos, sempre priorizando a qualidade e o atendimento ao cliente.
Acima de tudo, compartilha o empresário, mesmo com todos os desafios do setor, o foco do Ópera Mix sempre foi claro: a satisfação dos clientes.
“Desde o início, algo que nunca mudou é pensarmos na felicidade das pessoas, na hora especial delas. Colocamos isso em primeiro plano, até mais do que a questão financeira – a qual, é lógico, também cuidamos com responsabilidade. Mas esse aspecto foi o grande motriz do Ópera Mix”, sustenta De Marchi.
Verdadeiro patrimônio
Outro aspecto fundamental do sucesso do Ópera Mix, para De Marchi, é a equipe de funcionários, que desempenha um papel crucial na manutenção do ambiente acolhedor e na qualidade dos serviços e produtos.
“Temos muitos bons funcionários, algo extremamente importante. Vivemos reiterando isso. São muito bons, têm ideias e se posicionam bem”, explica ele. O fato de o Ópera Mix contar com colaboradores que estão na casa há muitos anos é uma das grandes razões pelas quais o restaurante mantém a consistência de qualidade.
“O Ópera Mix é um lugar que tem funcionários com 11 anos, 13 anos, 15 anos, 18 anos de casa. Temos um desde que abrimos”, orgulha-se De Marchi. Esse vínculo forte com a equipe, entre outros aspectos, permite que o restaurante mantenha o atendimento personalizado, que reflete a essência do Ópera Mix.
Tradição e inovação
A busca constante pela inovação é outro pilar que sustenta o sucesso do restaurante. “Inovar não é você pegar um ingrediente e inventar um negócio. Até fazemos algumas coisas assim. Mas o que buscamos, mesmo com as tradições italianas, mesmo com produtos tradicionais, com menus conhecidos, é entender o tradicional como oportunidade e trazer novidades, não reproduzindo receitas idênticas”, explica De Marchi.
Essa mistura de tradição com inovação é o que torna o cardápio do Ópera Mix tão especial e sempre surpreendente para os clientes.
Atualmente, por consequência, o Ópera Mix é muito mais que um restaurante: é um local onde as pessoas se reúnem para celebrar momentos especiais, onde o atendimento cuidadoso é certo e onde a satisfação do cliente é sempre a prioridade.
Como De Marchi bem resume: “Sabemos que é difícil, sabemos que tem muito mais ainda para alcançar, muito mais ainda para conquistar. Porém, a satisfação deste momento também é resultado da consciência de que boa parte do que projetamos e esperamos aconteceu’.
Ao olhar para os próximos anos, a expectativa é natural: o Ópera Mix continuará inovando, mantendo a qualidade e, principalmente, fazendo o que sabe fazer de melhor: investindo em sabores inesperados e surpreendentes!
Jantar comemorativo
Para marcar a celebração de “maioridade” do Ópera Mix, como tem acontecido ao longo dos anos recentes em ocasiões exclusivas, o chef italiano Augusto Piras foi novamente chamado para assinar um menu mais que especial, servido na noite deste dia 12 de dezembro – exatamente na data de fundação do restaurante, em 2006.
Nascido na região italiana da Sardenha, o chef concluiu o curso de hotelaria e cozinha no renomado “Istituto Alberghiero di Stato in Alghero”, e passou pela cozinha de restaurantes em várias partes da Itália, Inglaterra, Suíça e França.
Com mais de 35 anos de carreira, tornou-se um dos chefs mais respeitados do mundo. No Brasil desde 2000, Piras já assinou menus do Bene, restaurante italiano do hotel Sheraton, na capital carioca, e do La Tambouille, em São Paulo, referência de cozinha mediterrânea há cerca de 45 anos.
Atuando como consultor, o chef internacional tem expressivo reconhecimento da qualidade de seu trabalho, reconfirmado pela imprensa e por convites para a abertura de restaurantes ou remodelação de outros já existentes. Em Tatuí, tem sido presença no Ópera Mix há mais de cinco anos.
Nesta oportunidade, para marcar a data comemorativa, Piras preparou um jantar começando com o involtino de chester recheado de caponata com passas e farofa de banana. Em seguida, o antepasto esteve composto por ovo de pata poché com fonduta de parmesão e crocância de alcachofras.
Como primeiro prato, os clientes provaram o cannellone recheado de confit de pato desfiado e gratinado no seu próprio caldo, levemente agridoce.
Já o segundo prato apresentou o lombinho de cordeiro braseado com redução de vinho Bordeaux e fois grás com flan de mandioquinha e broccoli.
Finalmente, a degustação doce contou com o tramezzino dolce recheado de sorvete de amarena com zabaglione espumoso ao vinho do porto.
Ópera Mix – rua 13 de Fevereiro, 240, centro, Tatuí F. (15) 3305-3000 Instagram: @opera.mix site www.operamix.com.br