Turismo local planeja ações visando fortalecer o setor após a pandemia

Pasta municipal faz parceria com o Sebrae para a retomada econômica

11
O secretário Cassiano Sinisgalli em reunião virtual (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

Uma reunião realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, com o Sebrae, debateu projetos que podem auxiliar as empresas do “trade” turístico na retomada econômica pós-pandemia.

Conforme o gestor da pasta, Cassiano Sinisgalli, o encontro virtual ocorreu no sábado da semana passada, 26 de junho, com o objetivo de fortalecer os setores afetados durante o período da pandemia, como alimentação, meios de hospedagens, transportes, entretenimento, cultura e lazer.

Participaram da reunião a analista de negócios do Sebrae Sorocaba, Michelle Oliveira; o secretário Cassiano Sinisgalli; os turismólogos da prefeitura, Rafael Halcsik Coutinho e Jean Vinicios Sebastião; e o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (Comtur), César Augusto de Araújo.

Sinisgalli apontou que a previsão da Secretaria de Turismo do estado é de retomada do setor de turismo, com crescimento de 5% a 10% em comparação com o período anterior ao da pandemia do novo coronavírus.

“É de extrema importância contar com a expertise do Sebrae neste momento, em que estamos planejando ações voltadas para auxiliar a retomada econômica do setor de turismo. Ainda não definimos quais as ações locais, mas novas reuniões serão marcadas”, comentou o secretário.

Publicidade

De acordo com o Sinisgalli, a parceria com o Sebrae também se estende para o fortalecimento do turismo regional, por meio da microrregião turística “Raízes do Interior Paulista”, na qual Tatuí está inserida.

Representantes das dez cidades que compõem a microrregião turística (Boituva, Cerquilho, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Tatuí e Torre de Pedra) também se reuniram com o Sebrae para debater o fortalecimento do setor e iniciaram o programa “Sebrae de Turismo”.

Conforme o órgão, o programa tem o objetivo “de fazer do turismo uma fonte de desenvolvimento nos municípios, construindo, entre eles, uma agenda ativa de ações para o fortalecimento das micros e pequenas empresas, por meio de capacitações técnicas, gestão, soluções de viabilização ao acesso a novos mercados, modernização e inovação, sempre buscando o desenvolvimento”.

Sinisgalli, que também é o interlocutor da microrregião, disse que o apoio do Sebrae será importante para a consolidação turística do “Raízes do Interior Paulista” e acrescentou: “A ação vai auxiliar na construção de uma agenda de ações para o fomento turístico regional”.

Publicidade