O Santos F. C. vinha bem no campeonato. Era o campeão de 1955 e buscava o bi com muita raça e força de seu time.
Esta foto mostra o São Paulo, que obteve uma vitória depois de uma enxurrada de gols no Pacaembu, no dia 27 de dezembro de 1956, em uma quinta-feira à noite. Placar final: São Paulo 5 a 3 sobre o Palmeiras, com gols de Dino (3), Gino e Zézinho, para o Tricolor. Nardo, Colombo e Mazola anotaram para o time do treinador Feola.
Em pé: Sarará, Alfredo Ramos, Clélio, Vítor, Bonelli, Mauro e o massagista Serrone. Agachados: Maurinho, Zezinho, Gino, Dino e Canhoteiro.
Com a vitória, o tricolor mostrou-se credenciado a tentar evitar o bi santista, e na sua partida seguinte, em 3 de janeiro de 1957, o São Paulo disputou o título contra o Santos no Pacaembu. Perdeu por 4 a 2, não teve jeito. O alvinegro sagrou-se bicampeão paulista.
Ainda em 1957, enfim, o tricolor que vinha de boas jornadas, ganhou o título, ao derrotar o Corinthians por 3 tentos a 1, em uma jornada eficaz do “Mais Querido”.
São as bonitas histórias do futebol.
NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade