Três pontos da cidade ganham radares para controle de velocidade

266
Publicidade





AC Prefeitura

Radares que integram sistema funcionam em três pontos da cidade

 

A Prefeitura anunciou neste mês o funcionamento do novo sistema de radares fixos para monitoramento de infrações ligadas ao excesso de velocidade. O sistema inclui ponto de avanço de sinal e medidor instalado no próprio semáforo.

A primeira etapa já em operação contempla três pontos considerados estratégicos. Conforme a Prefeitura, eles estão instalados onde “comumente acontecem abusos por parte dos motoristas”. Os radares funcionam, atualmente, nas ruas 11 de Agosto, Chiquinha Rodrigues e Teófilo Andrade Gama.

Publicidade

O trabalho de implantação ficou a cargo da empresa de Serviços Especializados de Trânsito. Segundo a Prefeitura, representantes da empresa acompanharam a aferição realizada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), no local da instalação dos aparelhos.

Em material divulgado à imprensa, o Executivo destacou que as normas utilizadas para implantação dos novos radares “seguem a resolução 396/11 do Conselho Nacional de Trânsito”. Conforme a Prefeitura, a legislação indica que a via deve estar devidamente sinalizada com placa indicando o limite de velocidade.

No caso dos radares instalados nos três pontos da cidade, a velocidade máxima é de 40 quilômetros por hora. Ainda segundo a Prefeitura, a legislação dispensa a exigência de placa de alerta indicando a existência de radares na via.

“Esta medida tem como objetivo preservar a segurança dos pedestres, principalmente, crianças e idosos nos pontos que possui grande fluxo de pessoas”, afirmou em nota o diretor do Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes), Francisco Antônio de Souza Fernandes, o Quincas.

“A instalação do sistema de radares virá contribuir com a diminuição do número de acidentes e no controle de velocidade condutores de carros e motocicletas, trazendo mais segurança à população”, complementou o diretor.

Alteração de estacionamento

Além dos radares, a Prefeitura divulgou alteração de estacionamento na rua Professor Adauto Pereira, no centro. Desde o dia 17, há nova sinalização indicando a proibição de paradas para estacionar no lado esquerdo da via.

Com isso, o estacionamento ficou restrito somente ao lado direito da rua. A Prefeitura também acrescentou vagas exclusivas para idosos e deficientes físicos e uma nova faixa de pedestres.


Publicidade