Dilea Silva
A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, inicia nesta quarta-feira, 15, o projeto “Tradição e Raiz”, com o objetivo de “valorizar a cultura tatuiana e oferecer espaço para os mais diversos gêneros musicais”.
O lançamento será às 19h, na Feira da Lua da Praça Ayrton Senna, na vila Dr. Laurindo. O projeto terá continuidade no domingo, 19, às 9h30, na Feira do Largo do Mercado, da Praça Anita Costa. O evento ocorrerá todos os meses, todas as terceiras semanas: nas quartas-feiras na Feira da Lua, e aos domingos na Feira do Largo do Mercado.
A primeira apresentação na Feira da Lua da Praça Ayrton Senna será com o grupo “Cururueiros de Tatuí” – que conta com a participação de Zacarias Camargo, Josué Pereira (viola), Gabriel Bueno (Buenão), Esmeraldino do Congonhal, Benedito Leite (Dito Leiteiro), Rubinho Véio e José Pinto de Moraes (Zé Pinto) – “com o objetivo de reavivar e registrar o Cururu, que surgiu há séculos na região, revivendo a tradição e buscando a valorização dos canturiões tatuianos”, destaca a prefeitura.
Já na Feira Livre do Largo do Mercado, conforme a prefeitura, “o domingo será de resgate, preservação e divulgação das tradições tropeiras e caipiras de Tatuí”. O grupo “Tropeirinhos do Rancho” apresentará o fandango, a catira, a recomenda das almas, a música raiz, o toque de berrante e outras tradições do interior que, com o passar dos anos e o desenvolvimento, foram se perdendo.
Os grupos “Cururueiros de Tatuí” e “Tropeirinhos do Rancho” foram habilitados pelo edital de cultura 01/2021, do “2° Festival de Arte e Cultura de Tatuí”.