Tatuí começa a vacinar idosos com 75 e 76 anos na 2ª-feira

333
Mais de 3.000 pessoas são imunizadas com duas doses da vacina contra a Covid-19 (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da reportagem

Na manhã desta sexta-feira, 12, a Vigilância Epidemiológica de Tatuí recebeu um lote de 1.160 doses da vacina Coronavac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech.

As ampolas foram retiradas em Sorocaba, na sede do Grupo de Vigilância Epidemiológica, e trazidas até o município por um funcionário da VE tatuiana, sendo entregues por volta das 11h30.

Com a chegada das novas doses, a campanha de vacinação contra o novo coronavírus será ampliada para abranger idosos com 75 e 76 anos de idade. A partir de segunda-feira, 15, pessoas nestas duas faixas etárias poderão receber a primeira dose em todos os polos de vacinação da cidade.

Este foi o nono lote de vacinas contra a Covid-19 recebido pela cidade.Com esta remessa, somam-se sete lotes da Coronavac e dois da AstraZeneca, produzida junto à Universidade de Oxford e que, no Brasil, é distribuída pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

A imunização em Tatuí começou no dia 24 de janeiro. Até às9h desta sexta-feira, 12, 7.964 pessoas já haviam recebido a primeira dose, e outras 3.251 completaram o ciclo vacinal com a segunda dose, totalizando 11.215 vacinados com a Coronavac ou com o imunizante da Oxford/AstraZeneca.

Publicidade

Os públicos vacinados até o momento são profissionais de saúde, indígenas, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, além de idosos em geral com idade a partir de 77 anos.

De acordo com a coordenadora da VE, enfermeira Rosana de Oliveira, as ampolas da Coronavac entregues nesta sexta-feira permitirão a aplicação da primeira dose em 90% dos idosos de 75 e 76 anos.

Entre quarta-feira, 10, e sexta-feira, 12, a campanha de vacinação seguia apenas na UBS “Dr. Aniz Boneder” (Central CS1), das 8h às 18h, para idosos acima dos 77 anos (primeira dose), profissionais de saúde (segunda dose) e idosos acima dos 85 anos (segunda dose).

A partir de segunda-feira, as vacinas voltam a ser aplicadas na UBS “Dr. Almiro dos Reis”, na vila Doutor Laurindo, na ESF “Othoniel Cerqueira Luz”, na CDHU, e na ESF “Roseli de Oliveira Camargo”, no Jardim Santa Rita de Cássia, das 8h às 14h, e na UBS central, das 8h às 18h.

Profissionais de saúde e idosos acima dos 85 anos que já receberam a primeira dose do imunizante também devem procurar as unidades para completar a cobertura vacinal com a segunda dose.

As quatro unidades oferecem sistema “drive-thru” para as pessoas, a partir de 77 anos, com dificuldade de locomoção.

Os idosos acamados, a partir dessa faixa etária, cadastrados no Sad (Serviço de Atenção Domiciliar) e nas unidades identificadas como ESF (Estratégia de Saúde da Família), são vacinados nas respectivas residências.

A enfermeira ainda faz um apelo para que a população mantenha os cuidados visando diminuir a disseminação do novo coronavírus, com a utilização de máscaras de proteção, uso de álcool em gel e o distanciamento social.

“Agora a gente pede ainda mais para as pessoas não saírem de casa. Chegamos a uma fase crítica da doença, nossos hospitais estão com lotação máxima. Então, pedimos a compreensão das pessoas com reforço nos cuidados pessoais e que evitem aglomeração”, reiterou a coordenadora.

Publicidade