Tatuí abre centro de atendimento voltado a pacientes psiquiátricos

260
Nova unidade do Caps no bairro Valinho (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na segunda-feira, 22, um novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps-II). A unidade fica na avenida Zilah de Aquino, 1.310, no bairro Valinho.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o novo Caps funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h, prioritariamente para pessoas com sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais, inclusive as que eram atendidas no extinto Ambulatório de Saúde Mental, que funcionava no Cemem (Centro Municipal de Especialidades Médicas).

O Caps que já existia na avenida Virgílio Montezzo Filho, 201, no bairro Nova Tatuí, continuará em atividade, mas será Caps AD (álcool e drogas), com atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, “permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua”.

Conforme o órgão municipal, as duas unidades do Caps em Tatuí têm o objetivo de substituir as internações tradicionais “por um modelo que favorece o exercício da cidadania, da autonomia e da inclusão social dos usuários e de seus familiares”.

Elas oferecem atendimentos médico-psiquiátricos, psicológicos (individualmente ou em grupo), assistência farmacêutica (no Caps AD), oficinas de artesanato, terapias ocupacionais, além de atividades físicas.

Publicidade

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (15) 3205-1135 (Novo Caps-II) e (15) 3251-4370 (Caps AD – álcool e drogas).

Publicidade