‘Tatuí­ terá novo RG implantado até final do ano’, afirma Zaia





A unificação dos sistemas de emissão de RG (registro geral) com o sistema do Detran (Departamento de Trânsito) deve chegar a Tatuí até o final deste ano. É o que afirmou o secretário estadual da Gestão Pública, Davi Zaia, em vista ao município.

Segundo Zaia, o “novo RG” – que já está em vigor no Estado de São Paulo – passará a ser oferecido pelo Poupatempo. O secretário afirmou que o sistema funciona unificado nas novas unidades do programa.

“Os novos Poupatempos estão vindo com essa novidade. Nos demais, caso de Tatuí, o governo do Estado tem um prazo de implantá-lo até o final deste ano”.

Zaia explicou que a nova identidade terá nove itens de segurança para evitar fraude. Ela começou a ser impressa na semana passada, por determinação do governador Geraldo Alckmin. “O modelo vai facilitar a vida da população, porque é emitido num modelo de banco de dados unificado”.

Além de um “QR code” (código de barras em 2D), o novo RG armazenará todos os dados do cidadão. Ele será emitido por meio de impressões digitalizadas. “Elas serão incorporadas à base do Detran e usadas nas emissões de CNHs, ou de renovações de documentos”, destacou.

Como a captação das digitais é feita de maneira eletrônica, Zaia disse que o governo poderá ter “maior agilidade” no que diz respeito ao controle e verificação de dados.

Segundo ele, a unificação facilitará, até mesmo, a identificação de suspeitos de crimes e de pessoas que sejam procuradas pela Justiça.

Também de acordo com ele, o cidadão poderá ter acesso à renovação de CNH de modo mais ágil. O contrário “também será válido”.

“Quem renovou a habilitação e precisar de uma segunda via, não precisará coletar as digitais novamente, porque tudo vai fazer parte de um mesmo banco de dados”.

Candidatura

A vinda do secretário de Estado ao município aconteceu dentro do prazo de desincompatibilização. Zaia afirmou, em entrevista, que deve se desligar do governo até o dia 4 de abril.

Até a data, ele deve retornar à Alesp (Assembleia Legislativa) do Estado de São Paulo, onde exerce cargo de deputado pelo PPS.

“Talvez em Tatuí, esse seja meu último ato como secretário, mas eu ainda estou discutindo com o governador como vai ser feita a minha substituição”, disse.

Zaia afirmou que está “na expectativa” de deixar o governo e que a saída dele pode “acontecer a qualquer momento”. Ele se afastará para concorrer à reeleição, em outubro. Entretanto, disse que não há nada definido, uma vez que deve colocar o nome à disposição do partido. Zaia é presidente estadual do PPS.

O deputado afirmou, ainda, que não sabe se vai implantar uma base de trabalhos (comitê) no município, para angariar votos. Citou que está definindo os detalhes com os correligionários e que deve seguir a fórmula de duas candidaturas anteriores: contar com apoio de companheiros da legenda.

Em Tatuí, Zaia é apoiado pelo secretário municipal da Indústria. Mota é, também, presidente do Sindimetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí e Região).

Por fim, o secretário disse que deve discutir com o partido a melhor estratégia para as eleições. Conforme ele, o PPS quer ampliar a bancada na Alesp, mas deve articular apoios e coligações incluindo o PSDB.

“Estamos trabalhando, primeiro, para nos prepararmos para as eleições. Depois, em junho, vamos pensar no processo de disputa propriamente dito”, encerrou.