A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude atendeu mais de 2.000 alunos em suas escolinhas no ano passado. O número integra retrospectiva divulgada pelo órgão e envolveu alunos em 15 modalidades.
Em 2017, a pasta destaca a criação do projeto Interação, realizado em setembro e que envolveu todos os departamentos dela. O de Esporte movimentou, sozinho, diversos eventos. Entre eles, a Corrida Rural “Diniz Polo”, em dezembro.
No decorrer do ano, o DME promoveu a prática esportiva em diversas modalidades. O departamento realizou a 5ª Copa Craque do Futuro, registrou equipes participando da Copa Record de Futsal Feminino e promoveu o Dia do Desafio.
Essa última atividade acontece sempre na última quarta-feira de maio entre cidades do mesmo porte e tem como objetivo disseminar a prática esportiva. Na América Latina, o evento é organizado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio).
Atletas do município também participaram dos Jogos Regionais e do Jori (Jogos Regionais dos Idosos), além dos Jogos Abertos. Em 2017, a cidade sediou disputa de motocross, os torneios de Judô “Kazuo Suga” e “Ana Mendes”, o Campeonato de Futebol Varzeano e a Copa de Futsal para Menores.
Para melhorar as condições aos praticantes, a pasta ainda reformou a academia ao ar livre, a quadra de tênis e a quadra poliesportiva da praça “Ayrton Senna da Silva”, na vila Dr. Laurindo, e a pista de atletismo e o campo municipal. Já o bairro CDHU (Conjunto de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) “Orlando Lisboa de Almeida” teve a pista de skate reformulada.
Em nota, o secretário da pasta, Cassiano Sinisgalli, enumerou mais cinco projetos em andamento. Eles consistem na construção de uma quadra de futebol society, do CIE (Centro Iniciação do Esporte), na implantação de uma quadra de bocha e na instalação de equipamentos de uma academia ao ar livre.