RIZEK 10/07/2016 parte 1





Doce, doce, doce
A vida é um doce, vida é mel
Que escorre da boca, feito um doce
Pedaço do céu
‘DOCE MEL’
Claudio Rabello / Renato Correa


Marshmelow, chocolate, caramelo, chantilly
Quanta criança com cobertura
Doces melhores eu nunca vi
Quando me lembro que posso comer uma dessas delicinhas
Meu corpo todo começa a tremer
E eu não consigo me aguentar
Tanta doçura, é tentação demais
Pra cabeça de qualquer formiga
‘GRUTA DAS FORMIGAS’
Sergio Sá


“Que bem traz ao mundo sua presença aqui? O que você faz de benefício para os outros e não somente para si mesmo? Ter boas respostas a essas perguntas é o que traz plenitude interna.“
“Sementes da Cabala”, Shmuel Lemle


Desde sexta-feira, Tatuí vive em seu centro comercial a quarta edição da Festa do Doce. São 69 expositores – produtores de doces que já listamos em outra edição. Doces caseiros, doces de padaria, doces de milho, doces de chocolate, doces de festa, doces “gourmet”, doces finos, doces saborosos. Bolos, tortas, bebidas, bolos funcionais e oficina de cupcake.

Uma trilha sonora acompanha a festa das 10h às 22h, no Festival Musical “Com Açúcar com Afeto”, que, neste sábado, inicia com o “Festival de Bandas”: Banda Jovem da Associação Cultural “Pró-Arte” – Tatuí, Corporação Musical Bandeirantes Portofelicense, Banda Musical “Bodo Batista” – Guareí, Corporação Musical União dos Artistas – Itu, Corporação Musical “Dr. Damião Pinheiro Machado” – Botucatu, Corporação Musical Carlos Gomes – Cesário Lange, e, mais, Samba em Família, Academia Rits de Dança, Taiko, Tatu Virado, Quarteto de Cordas Les Ensembles.

No domingo, Choro Enturmado, Rose Amaury Voz e Violão, Oscar Almeida e Lucy Brandão, Balleteatro Fred Astaire, The Doctors, Julio Nascimento.

No encerramento, domingo à noite, será feita uma homenagem a Belarmina de Oliveira Campos. Ana Isabel Azevedo Machado pesquisou e escreveu o texto que transcrevo abaixo:

“Tatuí a Terra do Doce”.

Por ser uma região originalmente agrícola, a produção de abóboras, batata-doce, goiaba, laranja, figo era grande. Para não haver desperdício, as famílias tinham o hábito de fazer doce em caldas ou massa. Logo, algumas senhoras se destacaram e começaram a receber encomendas de doces para festa. Uma das pioneiras foi Belarmina de Oliveira Campos, que fazia os famosos ABC (abóbora, batata, cidra), hoje, feitos pelos Doces Caseiros Avenida, Pingo Doce, Estrela Dalva.

Tomires Soares não vencia as encomendas de fios de ovos e rocamboles de goiaba. Para as festas, os bolos e doces de D´Lucha não podiam faltar. Idalina Rocha Brandão era o nome, e sua filha Clara herdou os segredos da profissão, repassando-os a sua filha Fernanda. Logo cedo, muito jovem, ela já se apaixonou pela profissão e fez cursos com professores até no exterior.

A origem da Estrela Dalva é a mesma, principalmente doces de abóbora e laranja, que eram feitos pela família de Antonio Carlos de Almeida Rosa. Com o sucesso, vieram novos produtos, e os filhos Rafael e Tatiana, hoje, tocam a fábrica de doces, que está ampliando as instalações.

Antonio Rocha Lima Filho e Deulalia tinham uma sorveteria Taí que fazia sucesso, abriram a fábrica de doces Tai que produzia os doces ABC e um doce chamado Pingo Doce, que tinha muita procura. O nome mudou para Pingo Doce e, hoje, oferece mais de 60 tipos diferentes de doces.

Outra tradição da cidade é bala de coco. Nos anos 60, a Maria Aparecida Oliveira Barros, conhecida como Cida do Zezico, além de especialista nas balas, era uma mulher muito generosa. Ensinou os segredos do ponto de bala a muitas doceiras.

Ela tinha um ajudante, Silas Pires, que começou ainda garoto, com 13 anos, e virou um assistente. Mais tarde, quando a Cida precisou se afastar para cuidar do marido, o Silas liderou o trabalho das doceiras e passou a cuidar de tudo.

O casal não teve filhos, e quem herdou os negócios foi o antigo ajudante tão dedicado a Cida. Hoje, temos bala de coco, feitas também por antigas aprendizes, como, por exemplo, O Rancho Maricota.

A Celina Berti foi a grande dama dos fios de ovos, queijadinha, quindim, bom-bocado, papo de anjo, suspiros, pães doces, clássicos da gastronomia portuguesa que são produzidos em Tatuí. Feitos pelas doceiras ou pelas indústrias, são doces feitos com o maior capricho e usando matéria-prima de melhor qualidade.


O Clube XI de Agosto faz festa julina no domingo, 17.


Rose Campos faz seu aniversário neste sábado, 9.


O Projeto Arte pela Vida está produzindo camisetas, uniformes, xícaras, “squezzes” em prol da associação. Esses produtos são promocionais para empresas.


“Nem Tudo Acaba em Pizza” é a exposição coletiva com o objetivo de incentivar a prática de reutilizar, reeducar, reaproveitar, reduzir, reciclar, repensar, reinventar. Os trabalhos são feitos em tampos de caixas de pizzas, que se transformam em quadros.

Foram convidados artistas que têm o compromisso com a sustentabilidade. A exposição trás uma das formas de transformar nosso lixo de cada dia em arte. O primeiro artista brasileiro a pintar em uma caixa de pizza foi Aldemir Martins.

O diferencial do grupo é reutilizar a tampa da caixa de pizza com a técnica de lixo zero virada do acesso. A exposição tem esse nome para expressar que, para esse grupo de artistas, “tudo acaba em arte e sustentabilidade”.

Cada artista tem seu estilo e se expressa de forma peculiar, através da colagem, pintura acrílica abstrata, esculturas e material reciclado. A exposição coletiva foi lançada em 2010, na Primeira Semana de Sustentabilidade da Assembleia Legislativa de São Paulo. Já foi exposto na “25 Anos S.O.S. Viva Mata”, em sala do metrô São Bento. AABB-SP, Shopping Frei Caneca SP, Senac Sorocaba, Conjunto Nacional SP.

A realização é da Virando do Avesso, apoio do Instituto, e, em Tatuí, tem apoio do restaurante e pizzaria Grazziano. A exposição teria abertura às 20h desta sexta, 8, no Centro Cultural, onde ficará até 29 de julho. A exposição comemora o Dia da Pizza, que é neste domingo, 10.


Foi inaugurada na terça, 5, na rua 11 de Agosto, a Casa de Bolos, franquia de bolos caseiros. No cardápio, bolos baby, nossos bolos, diet integral, bolos especiais e bolos caseiros no pote.


O Creas (Centro Especializado de Assistência Social) comemora na sexta, 15, dez anos de serviços prestados, com um evento na sede, à rua 13 de Fevereiro.


No sábado 30 e domingo 31, o Centro Hípico de Tatuí recebe o 2º Tatuí Classi Car. Praça gastronômica, espaço kids, música ao vivo, esportes. A entrada é um quilo de alimento.


Martina, filha de Cristina e Leandro, irá comemorar seu terceiro aniversário com uma festa, com enredo “Branca de Neve no Sítio São João”.


Na sexta da semana passada, 1º, a JDGS Empreendimentos e a Prefeitura de Tatuí oficializaram o projeto para a construção do primeiro shopping center da cidade. A assinatura do protocolo de intenções foi feita pelo prefeito Manu e Newton Azevedo, no Centro Cultural, que ficou lotadíssimo com a presença de empresários, comerciantes, religiosos. O shopping estará localizado na SP-127, km 111.


“O poeta está vivo – 26 anos sem Cazuza” é o tema da edição deste mês da “Tape 80´s”, promovida por Cassiano Sinisgalli e Marcelo Polengue, que divide as picapes com o DJ Ricardo Amaral. A “flash night” com clássicos trás show ao vivo de Fábio Cazuza e Banda Ideologia. Neste sábado, na Tape.



TIM-TIM
10 – Rosa Holtz de Camargo Barros
11 – Soraya Rossi Camargo
15 – Luciana Holtz  /  Pires


A SEMANA INTEIRA…
Sábado, 09
10h, Praça da Matriz, Festa do Doce, festival “Musica com Açúcar com Afeto”
10h, Praça da Santa, Feira de Artesanato
10h, Praça da Matriz, Festival de Banda Jovem da Associação Cultural “Pró-Arte” – Tatuí, Corporação Musical Bandeirantes Portofelicense, Banda Musical Bodo Batista – Guareí, Corporação Musical União dos Artistas – Itu, Corporação Musical Dr. Damião Pinheiro Machado – Botucatu, Corporação Musical Carlos Gomes – Cesário Lange
12h30, Praça da Matriz, Samba em Família
14h,Praça da Matriz, Academia Rits
15h, Praça da Matriz,Taiko
16h, A Fábrica, musica ao vivo
16h30, Praça da Matriz, Tatu Virado
16h, Clube de Campo, Arraiá do Clube – Ivan & Anderson; Cristiano Guerreiro; Dany Ribeiro; Rick & Junior; Peterson Willian e DJ Ives
18h, Concha Acústica, Marcha para Jesus, show Pedras Vivas
19h, teatro “Procópio Ferreira”, “Cem anos de Samba”, Balleteatro Fred Astaire
20h30, Praça da Matriz, Quarteto de Cordas, Les Ensembles
21h, 149 Snooker Bar, Revoltrio
22h, Estação Gourmet, Evelise Almeida
23h59, Tape Club, “Tape 80´s”, show com Fabio Cazuza

Domingo, 10
10h, Praça da Santa, Feira de Artesanato
10h, Praça da Matriz, choro
11h, Clube XI de Agosto, feijoada em prol do Cosc – Aruan e Tigre
12h, Praça da Matriz, Rose Araujo voz e violão
13h30, Praça da Matriz, Oscar Almeida e Lucy Brandão
15h,Praça da Matriz, Balleteatro Fred Astaire
16h, Praça da Matriz, The Doctors
16h, Clube de Campo, roda de violeiros
17h30, Praça da Matriz, Julio Nassi
21h, Praça da Matriz, encerramento
21h, Estação Gourmet, Revoltrio

Terça, 12
17h, A Fábrica, happy hour
20h, Estação Gourmet, roda de choro

Quarta, 13
17h, A Fábrica, happy hour
20h, Pesqueiro Ellum, jantar dançante com Cláudio Gaúcho

Quinta, 14
21h, Estação Gourmet, Júlio Nascimento

Sexta, 15
21h, Clube Renascer, banda Nova Tropical
22h, Estação Gourmet, banda Forstage


FALEI E DISSE
“A Lava Jato não vai abalar meu governo.”
Michel Temer, presidente em exercício

“No Brasil precisa sempre ter a bunda dura.”
Elza Soares para Bruno Astuto

“Não há uma sociedade mais doente do que a sociedade intelectual e de quem trabalha com direitos humanos.”
Abud Said, escritor sírio, na Flip

“Temer diz não pensar em 2018. De fato, o Brasil precisa de alguém que pense nas próximas gerações não nas eleições.”
Cássio Cunha Lima, sobre Michel Temer afirmar ser capaz de medidas impopulares, pois não cogita disputar a presidência.

“Eu tô pensando em pegar todo o acervo… (Eu não vou tomar uma decisão) e levar, jogar na frente do Ministério Público. Eles que enfiem no c*, que tomem conta disso.”
Luiz Inácio Lula da Silva, sobre o acervo do presidente