Quatro moradores de Tatuí morrem em confronto com PM em Sorocaba

Drogas e dinheiro apreendidos pela GCM no Jardim Gonzaga (foto: GCM)

Foram confirmados como moradores de Tatuí os quatro homens mortos em confronto com a Polícia Militar na sexta-feira, 19, na estrada que liga o município a Sorocaba.

Eles eram suspeitos de assaltar e matar o policial militar rodoviário Claudemir Caetano de Oliveira, 47, do posto de Tatuí. Oliveira foi abordado por criminosos quando chegava em casa, na madrugada do dia 15 de janeiro, no bairro Taquaral, em Cerquilho.

Os bandidos levaram o carro do policial, um automóvel Renault Sandero, e a arma que ele utilizava em serviço, um revólver calibre 38 com capacidade para cinco cartuchos. O corpo foi encontrado pela mãe da vítima.

Nas primeiras buscas feitas pela Polícia Militar, nenhum suspeito foi encontrado. No entanto, na quinta-feira, 18, por volta das 22h, guardas civis municipais de Tatuí receberam denúncia de que o carro do policial estaria em uma casa na rua Isabel de Lima Soares, no Jardim Gonzaga.

O mesmo endereço estaria sendo utilizado para tráfico de drogas. Ainda conforme a denúncia, o próprio autor do disparo que matou Oliveira estaria escondido no imóvel.

Ao chegar na rua Isabel de Lima Soares, os guardas viram o Renault Sandero saindo da casa denunciada. Ao perceber a aproximação da equipe, os ocupantes do carro fugiram em direção à rodovia Mário Batista Mori (SP-141). Houve tentativa de perseguição, impossibilitada pelo grande fluxo de veículos no local.

De volta à casa da denúncia, os guardas encontraram um homem, que teria jogado um objeto no chão e entrado correndo no imóvel. Ele foi identificado como Jones Fernando de Almeida, 19. Em revista pessoal, os guardas não encontraram material ilícito com ele.

Quando a equipe verificou o objeto jogado no chão, encontrou cinco porções de cocaína. Com autorização da mãe de Almeida, a equipe entrou na casa, encontrando 13 porções da droga iguais às cinco primeiras, além de 23 frascos de lança-perfume, um coldre (estojo para revólver) e seis aparelhos celulares, sendo um deles produto de roubo.

De acordo com informações enviadas pela Guarda Municipal a O Progresso, havia R$ 500 em dinheiro com Rosi de Fátima Ramos, 45, e com um adolescente de 17 anos.

Os dois adultos e o menor de idade foram levados ao Pronto-Socorro Municipal e, depois, à Delegacia Central. Eles responderão por tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico, formação de quadrilha e receptação.

Ainda na delegacia, já na sexta-feira, 19, os guardas envolvidos no flagrante receberam a informação de que uma viatura da Força Tática da Polícia Militar de Sorocaba havia interceptado o Renault Sandero na estrada Prefeito Benedito de Paula Leite, que liga aquele município a Iperó.

Junto com o Sandero, havia um Chevrolet Ômega, totalizando cinco ocupantes nos dois veículos. De acordo com a PM, os suspeitos desceram dos veículos atirando contra os policiais. No confronto, quatro suspeitos acabaram mortos. O quinto ficou ferido e foi socorrido pelo Samu.

Três mortos foram identificados como Gleidston Henrique Amaral Masagli, 21; David Hessel Miranda, 26; e Jean Carlos Ramos de Almeida, 22. O quarto morto é menor de idade e irmão de Jean. Os dois seriam filhos de Rosi, presa no Jardim Gonzaga.

Com os suspeitos, os policiais apreenderam dois revólveres calibre 38, uma pistola calibre 32 e uma pistola ponto 40.