Projeto “Escola Música” promove conhecimento sobre instrumentos

Ação é destinada a alunos e professores da rede pública de educação

Moraes, percussionista há 26 anos na Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (foto: Robson Rogério de Moraes)
Da reportagem

Nos próximos sábados, 12, 19 e 26, às 16h, o canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura de Tatuí, no YouTube (https://bit.ly/3FH3Byj) apresenta o projeto didático musical “Escola de Música”, do grupo Metais do Roque, em celebração ao Dia da Música e dos Músicos, que ocorre em 22 de novembro.

Segundo o proponente do projeto, Robson Rogério de Moraes, o “Bob Percussa”, nas datas, os vídeos a serem lançados têm a finalidade de fazer uma breve apresentação de instrumentos musicais.

Entre esses, estarão: tuba, trombone, trompa, trompete, percussão e vibrafone, com explicação aos participantes sobre suas principais características históricas, como a formação, o desenvolvimento e o funcionamento.

“Os vídeos são destinados especialmente aos professores e alunos da rede pública de educação, envolvendo, em suas produções, músicos e profissionais de imagem e som. Esta é uma boa oportunidade de estimular o gosto dos estudantes pelos instrumentos musicais e, consequentemente, mudar suas histórias de vida por meio da música”, comentou Moraes.

O grupo Metais do Roque foi criado em 2008, como um trabalho de divulgação e promoção da música instrumental de sopros e percussão. Desde então, já se apresentou em diversos eventos, como desfiles cívicos, concertos sinfônicos, shows de rock, Carnavais, casamentos, workshops e eventos didáticos.

O atual projeto recebeu recursos da Lei Aldir Blanc (LAB), por meio do decreto municipal 20.657, de 16 de julho de 2020.

De acordo com o diretor municipal da Cultura, Rogério Vianna, a ideia foi projetar a iniciativa para a rede de educação ainda durante a pandemia de Covid-19, no formato de vídeo, por conta de as aulas presenciais terem sido canceladas.

Projeto didático musical “Escola de Música” acontece no canal do YouTube do Museu “PS” (foto: Robson Rogério de Moraes)

“Agora, neste momento, com as escolas abertas, o canal do museu tornou-se um equipamento extremamente importante para o desenvolvimento cultural e artístico de Tatuí”, acentuou.

Para Vianna, o uso da internet tem possibilitado com que pessoas de outras cidades e estados absorvam os conteúdos divulgados na plataforma digital do Museu.

“O canal no Youtube tem mais de 1.250 inscritos, e isso se tornou uma rede expressiva, que atende as mais variadas personalidades com a nossa produção cultural pujante”, destacou o diretor.

Segundo ele, o fato de Tatuí ter o título de “Capital da Música” engrandece mais o projeto, principalmente sendo realizado no mês da música. “A iniciativa visa, cada vez mais, chegar às pessoas para que elas tenham conhecimento sobre a área musical e, no caso, os instrumentos de sopro e percussão”, mencionou.

“Este é um projeto de continuidade para o futuro, visto que os integrantes já são profissionais da música e professores, que desenvolverão a parte intelectual dos alunos para que apreciem o universo musical dos instrumentos estudados e os escutem com um ouvido mais apurado nas músicas do nosso cotidiano”, acrescentou Vianna.

Moraes contou que, ao pesquisar, observou uma carência de vídeos na internet contando a história dos instrumentos no formato que desejava, com ilustrações.

“Como faço parte de um grupo de metais e percussão, surgiu a ideia de contar a histórias desses instrumentos, levando um projeto legal e honrando a LAB, que foi de extrema importância para nós e nos possibilitou elaborar algo para disseminar conhecimento”, relatou o músico.

Ele reforçou ter buscado parcerias com profissionais de marketing para obter informações e ferramentas para que as filmagens fossem realizadas com qualidade. “No início, não tínhamos nada. Foi uma mobilização entre os segmentos, e deu super certo, provando que a união faz a força”, pontuou.

“Nos vídeos, de forma descontraída, apresentamos a história em detalhes dos instrumentos, desde os primórdios, focando em cada um deles, para que o expectador absorva o conhecimento de um jeito objetivo”, sustentou Moraes.

No decorrer do curso, também é contextualizada a evolução deles, com destaque para os fatores que fizeram com que chegassem ao que são atualmente.

“Para quem deseja entender mais sobre os instrumentos, é essencial se saber a origem, como são usados, quem foram os principais desenvolvedores, por exemplo”, explicou Moraes.

O músico contou que uma preocupação, ao elaborar o conteúdo, era apresentar as informações musicais em um contexto mais educacional.

“Quis falar de música da mesma forma como se fala da história da humanidade. Aplicar a geografia também contribui para que o interessado se localize e tenha um conjunto de informações interdependentes. Quero despertar nos jovens o interesse por essa área”, ressaltou.

Sobre os instrumentos, Moraes contou que o foco dos vídeos, neste primeiro momento, enfatiza os de sopro de metal e que usam especificamente o bocal. Ele lembrou que há instrumentos de sopro de madeira, porém, que não serão estudados agora.

“Sobre os de percussão, falamos dos instrumentos que têm notas afinadas e, geralmente, são tocados por baquetas, como as claves, dos mais variados tamanhos”, complementou.

Tatuiano, completando 30 anos estudando no Conservatório de Tatuí e há 26 anos como percussionista da Banda Sinfônica da instituição, Moraes comentou que a cultura musical do município o influenciou na elaboração do projeto.

“Creio que esta iniciativa era até uma obrigação, já que a cidade respira música e há muitos talentos espalhados por ela”, frisou. Moraes considera que a música e os instrumentos musicais são “orgânicos”.

“Para serem entendidos, é preciso que se junte os estudos com a técnica, para que se crie sons de qualidade. É interessante para a construção de um ser humano que ele aprenda a tocar um instrumento. Só trará benefícios e desenvolverá outras habilidades”, apontou.

Sobre o futuro do projeto, o músico indicou que, possivelmente, seguirá gravando novos vídeos, sobre outros instrumentos, abrindo o leque de conteúdo. “Há uma infinidade de informações para serem apresentadas. Farei de forma compassada e com uma didática simples”, completou Moraes.