Programação cultural deste mês traz festas juninas e eventos de cinema

Tradições de junho são promovidas junto ao Dia do Cinema Nacional

Da reportagem

Neste mês de junho, várias atividades relacionadas às festas juninas e ao Dia do Cinema Nacional serão realizadas pela prefeitura de Tatuí, por meio das secretarias do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer e a da Educação, nos equipamentos culturais e em praças do município.

O diretor Departamento Municipal de Cultura, Rogério Vianna, destacou que, neste período do ano, há uma gama de atividades na cidade que envolvem o comprometimento de vários segmentos, desde os setores de comércio e serviço até os públicos. “É época de aquecermos o coração para embalarmos as tradições juninas”, comentou.

Ele enfatizou a relevância da Festa de São João do Bemfica, que, no decorrer dos anos, passou por modificações e chega agora à décima edição.

“É um grande evento. Além dos setores cultural e turístico, a festividade passou a agregar a educação, ou seja, fomenta as tradições e as guloseimas, brincadeiras e danças típicas para as crianças e jovens das escolas municipais”, descreveu Vianna.

No dia 24, sexta-feira, acontecerá o “Arraiá no Museu”, com o grupo Seresteiros com Ternura”, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”. “É mais um evento que foca em manter vivas e salvaguardadas as histórias de nossa cidade”, observou Vianna.

O Dia do Cinema Nacional, celebrado em 19 de junho, é uma data que tem como referência as primeiras gravações cinematográficas realizadas no Brasil. “É um dia de extrema importância, pois fala de nossa cultura pelo meio da sétima arte”, comentou Vianna.

Ele enfatiza que a música sempre esteve interligada com o cinema em Tatuí. “Outrora, os músicos da cidade faziam apresentações nas salas de cinema antes das sessões iniciaram”, lembra.

Segundo Vianna, o público poderá participar de atividades junto com todo o setor da cultura que envolve o audiovisual. Entre as atrações, destacam-se a exibição do documentário inédito “Os Santos”, de Enrique da Silva Oliveira.

A diretora e dramaturga Camila Cattai estará presente na atração “Cineclube Cineastas Brasileiros”, cujo tema principal é o papel da mulher no cinema brasileiro.

“Estamos desenvolvendo projetos que visam levar aos visitantes as tradições do calendário nacional. E Tatuí está totalmente envolvida nisto”, completou Vianna.


  • Confira a programação

    Dia 11, sábado, às 11h, “Música na Praça Especial Festa Junina de São João do Bemfica” e, às 20h30, show com a dupla Aruan e Tiggre, ambos na Praça da Matriz. Às 19h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), Sebolada apresenta “Relatos e Experiências Poéticas e Pandêmicas”, de Paola Lima Cherubini.

    Dia 12, domingo, às 15h, o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí” e, às 20h30, Gustavo Campos apresentam-se na Festa de São João do Bemfica, na Praça da Matriz.

    Dia 14, terça-feira, às 17h, na Praça da Matriz, “Rodas de Choro”, do Conservatório de Tatuí.

    Dia 15, quarta-feira, em horário a definir, no CEU das Artes, espetáculo teatral “Os Saltimbancos”, do Instituto Amadeus.

    Dia 18, sábado, às 11h, na Praça da Matriz, “Música na Praça”, com o Duo Casa Forte, em “Sons da Casa – Canções do Nosso Tempo”, de Reginaldo Cesar Silva de Almeida. Das 13h às 17h, na Praça da Matriz, projeto “Ar que Tem na Arte”, de Mirella Arena. Ainda em horário a definir, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Dia do Cinema Brasileiro, com “Cineclube Cineastas Brasileiros”, de Camila Cattai.

    Ainda no dia 18, às 19h, no CEU das Artes, “Cinema em Concerto”, com Gustavo Bimbatti. Às 18h, na Concha Acústica “Spartacco Rossi”, na praça Antônio Prado, show “Sonho Impossível”, de Letícia Campos de Oliveira.

    Dia 19, domingo, das 13h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, “O Samba Conta História e Canta Poesia”, da Akoma Projetos Educacionais e Sociais. Em horário a definir, no CEU das Artes, espetáculo teatral “Os Saltimbancos”, do Instituto Amadeus. Às 19h, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no Youtube (https://bit.ly/3rebu51), documentário “Os Santos”, de Enrique da Silva Oliveira.

    Dias 22 e 23, quarta-feira e quinta-feira, às 9h e às 14h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, “Clube de Leitura”, com os alunos dos terceiros anos do ensino fundamental da Emef “João Florêncio.

    Dia 24, sexta-feira, às 19h, no CEU das Artes, Bicho do Brejo, com “Só As Autorar”, de Laís Andresa Paes. Às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, “Arraiá do Museu”, com o Grupo Seresteiros com Ternura.

    Dia 25, sábado, às 11h, na Praça da Matriz, “Música na Praça”, com M Medeiros Grupo de Choro, de Mário Medeiros. Em horário a definir, no CEU das Artes, espetáculo teatral “Os Saltimbancos”. Às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, espetáculo “Armário de Vidro”, de Hélio de Almeida Júnior.

    Dia 26, domingo, às 16h, no CEU das Artes, 1º Encontro de Cultura Caipira, da Nossa Trupe Teatral. Às 16h, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no Youtube (https://bit.ly/3rebu51), documentário “O Vírus em Mim”, de Cildete Saroba Vieira dos Santos.

    Dia 27, segunda-feira, às 14h30 e às 16h30, e dia 29, quarta-feira, às 14h30, 16h30 e 19h, no CEU das Artes, “Confiteor – Confissões de Paulo Setúbal”, de Fernando Goivinho.

    De 29 de junho a 2 de julho, em horário a definir, no CEU das Artes, “Teatro em Foco”, com a Trupe Garagem & Cia. de Teatro de Tatuí, de Paula Fernanda.

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome