Principal divisão do futebol de campo do município começa neste domingo

Estádio Itatibão, do Clube de Campo, sedia rodada de abertura do Amador (foto: AI Prefeitura)

A prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Esporte, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, dá início à principal divisão do futebol amador do município, o 2º Campeonato Municipal de Futebol Amador, neste domingo, 22.

O estádio “Itatibão”, do Clube de Campo, recebe a rodada inaugural da competição com duas partidas do grupo A. Atual vice-campeã do certame, a equipe da Vila Angélica estreia diante do San Raphael, às 14h.

Na sequência, às 15h45, o Guarapó, finalista do 17º Campeonato de Futebol Varzeano Municipal, disputado no ano passado, confronta a agremiação do Celso Lanches.

A segunda edição do “Amador” conta com nove participantes em dois grupos: Guarapó, Celso Lanches, San Raphael, Vila Angélica e Lírio/XI Garotos estão no grupo A; e Independente, Bola Mais Um, Tóquio e Calhas Alpha/Tubarão formam o grupo B.

A competição tem uma fórmula de disputa distinta. Com cinco agremiações, a equipe com a pior campanha do grupo A será “rebaixada” para atuar na segunda divisão no ano seguinte.

Serão classificadas as três melhores equipes de cada grupo à segunda fase, formando dois novos grupos, com três participantes. Posteriormente, os líderes desses grupos farão a decisão da segunda edição do Amador, disputada com uma bola personalizada com os logos dos finalistas.

Neste ano, além de as inscrições aos torneios municipais terem sido feitas virtualmente, os interessados podem conferir, pela internet, informações referentes às partidas da competição, como a classificação dos grupos, artilharia e melhor defesa. Os dados do Amador podem ser conferidos através do link: bit.ly/2lLT7XI.

O gestor esportivo do DME, Diego Barros, informou que, no site do Amador, há uma pontuação aos jogadores semelhante ao “fantasy game” (jogo fantasia) do Grupo Globo, denominado “Cartola FC”, no qual os atletas acumulam pontos de acordo com as ações em campo.

Os jogadores das equipes participantes receberam um link e senhas individuais para editarem o perfil deles. “No próximo ano, devemos utilizar esse sistema em todas as competições”, assegura Barros.