Prefeito de Tatuí aponta ações e avalia resultados do ano de 2024

Em entrevista anual, Miguel Lopes Cardoso Júnior também faz projeções para 2025

Miguel Lopes Cardoso Júnior da entrevista a O Progresso
Da reportagem

Como tradicionalmente acontece em todos os inícios ano, em janeiro, o jornal O Progresso de Tatuí realiza entrevista com o chefe do Executivo para apontar as principais ações ocorridas no município no ano anterior e, ainda, questionar acerca das expectativas e projetos para o atual ano.

Desta vez, o encontro aconteceu na quarta-feira, 15, quando o prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior, que recebeu a reportagem no gabinete dele, no paço municipal.

Para delimitar as questões, algumas áreas tiveram foco prioritário, a partir das secretarias municipais, como saúde, educação, segurança, obras e infraestrutura, empregos, social, esporte, cultura e turismo, entre outras. Assim, seguem por intertítulos a seguir.

SAÚDE

Na área da Saúde, o prefeito destacou o número de atendimentos realizados no município em 2024: 625 mil especializados, 200 mil de emergência, 629 nos postos de saúde, 253 mil visitas de equipes da dengue e 755 mil exames laboratoriais.

“Isso é só para termos uma pequena ideia. Se formos somar, dá 2,5 milhões de atendimentos em uma cidade de 130 mil habitantes, sendo um número muito relevante”, acentuou.

Cardoso Júnior também citou os equipamentos abertos, “que se tornaram referências a outras cidades”, como o CEO (Centro Especializado de Odontologia), o Centro Municipal de Fisioterapia, o Caps, o Laboratório de Análises Clínicas e a UBS do Jardim Santa Rita, que agora fica aberta 24 horas por dia.

“Foram muitas conquistas, principalmente no atendimento da pessoa com câncer”. Como principais objetivos para este mandato, o prefeito antecipa as novas UBSs no Jardim Gonzaga, Pacaembu e Caguassu.

O chefe do Executivo também lembrou a diminuição de tempos de fila para exames e cirurgias na rede pública municipal. “Estamos trabalhando nisso”, declarou, indicando que a intenção é acelerar ainda mais os serviços.

Cardoso Júnior declara que tem como ideia trazer um “braço” do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, para Tatuí, no qual poderiam ser feitas algumas quimioterapias e pequenos procedimentos. Ele ainda reiterou o objetivo de implementar uma UTI neonatal na cidade.

O prefeito mencionou que, para a concretização dos projetos, “é preciso ter um bom relacionamento com o governo estadual e com a entidade, não sendo de uma hora para outra”.

“Para que isso aconteça, tivemos que colocar a Santa Casa em dia e cuidamos de todas as dívidas (as trabalhistas, além das relativas à Sabesp e à Elektro). Hoje, a Santa Casa tem muita credibilidade, paga seus fornecedores em dia”, sustentou.

“Nós revitalizamos a Santa Casa, centro cirúrgico, cozinha, para que se tenha condições de pleitear algo, pois não adianta pleitear, chegar aqui e não ter condições de fazer”, argumentou.

“Quando assumi, o centro cirúrgico estava desativado; hoje, temos três máquinas de primeira geração, uma sala apenas para endoscopia. Nós nos preparamos e, agora, começaremos a avançar e colher alguns frutos que plantamos”, afirmou.

EDUCAÇÃO

Na área da Educação, o prefeito apontou o Selo Ouro no programa federal Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o qual objetiva reconhecer secretarias da Educação estaduais, municipais e distrital com boas práticas no âmbito da política.

De acordo com Cardoso Júnior, o município iria receber uma certificação do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Camilo Santana, mas foi desmarcado após o presidente passar mal por conta do acidente que sofrera, no qual havia batida a cabeça.

“Desde que assumi, venho pedindo à Secretaria da Educação que cuidasse dessa área, principalmente das crianças em fase de alfabetização”, lembrou.

O prefeito também destacou o aumento do índice junto ao Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), os “materiais de primeira geração” com relação às enciclopédias, a Prova Brasil e de reforço. Ainda citou a reforma de prédios utilizados pela área e a capacitação de professores.

“Colocamos professores nas pré-escolas que não tinham antes da minha gestão, equiparamos os salários do PEB 1 com o PEB 2 (cargos de professor de educação básica, que se diferenciam pela qualificação e forma de admissão)”, lembrou.

Como outro destaque, Cardoso Júnior indicou as contratações de mais monitores e professores, além da inauguração da clínica para autistas. “(Isso) mostra que a gente tem uma preocupação muito grande com a Educação”, acentuou.

Para os próximos anos, as pretensões do chefe do Executivo são a de inaugurar mais uma escola de ensino médio e uma do fundamental no Jardim Santa Rita de Cássia, zerar a fila de creches com as três que estão em construção e qualificar ainda mais o projeto “Senna em Ação”.

“Hoje, temos no contraturno escolar aulas do Projeto Guri, de informática, natação, artes marciais, balé, dança e oficina esportiva. Gostaríamos de criar um outro projeto desse, no outro lado da cidade, haja vista que ele tem fila de espera”, observou.

Cardoso Júnior também destacou o cuidado com a inclusão dos alunos, desde a creche até o ensino fundamental e a capacitação dos professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado).

SEGURANÇA

Na pasta da Segurança, o prefeito citou a Muralha Paulista em Tatuí como uma das conquistas mais significativas do município.

“Nós somos a única cidade da Região Metropolitana de Sorocaba que tem a Muralha Paulista nos formatos parecidos com o governo do estado e, hoje, um grande número de câmeras de monitoramento nas entradas e saídas da cidade”, contou.

Cardoso Júnior também comentou sobre as lombadas eletrônicas “educativas” e antecipou que o próximo passo será a substituição dos semáforos por “especiais”, também para deficientes visuais.

O prefeito ainda lembrou a adesão ao programa do governo estadual “Valorize a Vida”, que traz para o município equipamentos do estado.

“Nós equipamos a nossa Guarda Municipal com veículos novos, carro do canil, caminhonete para Romu, estande de tiro indoor, coletes balísticos, pistolas automáticas e fizemos o concurso interno da Guarda e o concurso para contratação de mais profissionais”, mencionou.

Outro destaque, de acordo com o prefeito, foi uma base móvel da Guarda Municipal, levada em eventos ou deixada em alguns bairros, “o que traz uma sensação de segurança muito grande para a comunidade”.

Como ações para serem tomadas a partir deste ano, ele antecipou a continuação do monitoramento das entradas e saídas da cidade, capacitação da Guarda Civil Municipal, treinamento e aumento da capacidade de atuações e reuniões periódicas com o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Muraro Derrite.

“Para que a gente traga também novos efetivos da polícia do estado e da Polícia Civil, haja vista que a Guarda Municipal é responsável por 85% dos casos das apreensões no município”, evidenciou.

INFRAESTRUTURA E OBRAS

Na área de Obras e Infraestrutura, Cardoso Júnior lembrou o recapeamento de 75 vias, 8.000 buracos tapados (em torno de 27 mil metros quadrados), 357 quilômetros de vias térreas regularizadas, 14 pontes recuperadas, sendo duas delas com aduelas, para grande circulação de ônibus escolar e caminhões de cerâmica.

“Nós não fizemos a ponte convencional, nós gastamos muito mais, porém, fizemos um serviço que tem uma garantia de 20 anos”, sustentou o prefeito.

Ele também destacou o desassoreamento do ribeirão Manduca, prevenção em pontes e o trabalho de drenagem na cidade. “Está chovendo e ninguém falou mais da Terceira Idade (Clube Renascer. Não soltou lajota, não aconteceu nada”, reforçou.

“Nós fizemos uma quantidade enorme de bocas de lobo no Jardim Wanderley, no Santa Rita, perto da Terceira Idade, que é um dinheiro que fica escondido. O gestor precisa ter coragem porque não aparece, mas precisa ser feito”, acentuou.

Citando os próximos passos da pasta, o prefeito afirmou o desejo de “continuar nessa linha”: “Ainda tem muito buraco, pois eles constantemente abrem quando é período de chuva. Então, tem que ter equipe de tapa-buraco; as estradas de terra são arrumadas e, depois de um tempo, tem que voltar de novo, principalmente com chuva e com a grande movimentação de veículos pesados”.

“Continuar nessa linha de, quando for fazer as vias, fazer de uma forma bem feita, com toda a infraestrutura de drenagem, principalmente”, argumentou.

“Além de cuidar dos novos acessos da cidade, temos uma grande expectativa com relação às obras das novas entradas nos quilômetros 110, da Guardian, 113, do Spani, e 115, do fórum. Tem tratativas avançadas e a gente quer, este ano, que o governo do estado assine e inicie essas obras”, pontuou.

EMPREGOS

Ao longo de 2024, entre janeiro e novembro, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o município chegou a 2.370 novos postos de trabalho.

De acordo com o prefeito, esse número reflete a “transparência e a credibilidade da administração”. “Ninguém investe na cidade se não tem uma boa infraestrutura”, acrescentou.

Segundo o prefeito, o empreendedor, antes de investir em uma cidade, avalia a segurança, saúde e educação, levando em consideração se os funcionários se sentirão “trabalhando em uma cidade segura, com atenção à saúde e atendimento digno na escola”.

“Esses três pilares, saúde, segurança e educação, fazem com que a gente atraia novas empresas, além dos incentivos fiscais e ajudando esse empresário para realizar a contratação de colaboradores”, ressaltou.

“Tenho certeza de que, este ano, a gente bate o recorde. Em 2024, fomos por duas vezes citados no site do governo do Estado de São Paulo entre as 50 cidades que mais empregaram no estado”, lembrou.

“Na Região Metropolitana de Sorocaba, em uma aferição, nós ficamos em segundo, atrás apenas de Sorocaba, e em uma segunda aferição, apenas de Sorocaba e Itu”, evidenciou.

Para que o número continue crescendo, Cardoso Júnior aponta a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação (reportagem nesta edição), “que é justamente para buscar novos empreendedores”.

“Temos várias procuras de empresas, temos a possibilidade de 1.200 vagas na Marquespan, 400 da Yazaki, 400 da Santista. Então, Tatuí talvez figure entre as dez cidades do estado mais empregadoras em 2025”, comentou.

SOCIAL

Na pasta de Assistência e Desenvolvimento Social, conforme o chefe do Executivo, o destaque em 2024 foi o valor quadruplicado do repasse às organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam com crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência, as quais receberam R$ 1.199.440 (contando todas as organizações).

Como outro destaque, ele citou a Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer em Jaú, o Núcleo de Apoio e Assistência ao Paciente com Câncer, a nova Casa de Acolhimento Institucional e a retirada de 47 famílias que moravam na área de risco próxima ao ribeirão Manduca.

“Por 30 anos, as famílias ficaram ali em áreas de risco e não foram tomadas medidas. Nós as retiramos da área de risco, contratamos aluguel social para elas e estamos trabalhando, junto ao governo federal, para viabilizar casas populares totalmente gratuitas”, informou.

“Talvez, a maior política de habitação social que houve no município, e vamos continuar trabalhando sério nesse sentido, buscando parcerias. Temos a possibilidade de conseguir, para este ano, talvez, mais 240 unidades do Minha Casa, Minha Vida Um”, ressaltou.

Finalizando os comentários sobre a área, o prefeito falou sobre a entrega de, aproximadamente, 300 títulos de regularização fundiária, “que trazem dignidade para as famílias”, além de mais 600 a serem trabalhados e aprovados.

ESPORTE

Em relação à área de esportes, o chefe do Executivo lembrou as parcerias com o projeto Bom de Bola, Clube de Campo e XI de Agosto, que representaram o município em diversos campeonatos. Também citou o futsal, que participou do campeonato da federação sub-20 e o Campeonato Estadual A1, em parceria com o Clube de Campo.

O prefeito ainda apontou o caratê “como muito forte na região”, o judô, o atletismo, através da corrida de rua e o basquete adulto, campeão da Copa São Paulo e dos Jogos Regionais, quebrando a hegemonia de 25 anos de Sorocaba, além do vice-campeonato do Paulista da Série A1.

“Foi realmente um ano fantástico, e, para este ano, temos, claro, também a expectativa do basquete participar do Campeonato Brasileiro, Copa São Paulo, Jogos Regionais, Jogos Abertos e Campeonato Paulista”, acentuou.

Cardoso Júnior também destacou o campeonato “Zé Leiteiro”, promovido pela prefeitura, que este ano, além da categoria acima de 50 anos, terá a acima de 60 anos. “Um campeonato muito tradicional”, enfatizou.

“Conseguimos trabalhar bastante com as crianças da cidade. As equipes adultas são o espelho para as crianças. Quando você percebe que tem uma equipe adulta indo bem, aumenta muito significativamente o número de crianças que procuram, cada vez mais, novas modalidades”, argumentou.

Em relação à estrutura para a prática esportiva, o prefeito comentou sobre uma possível reforma no CIE (Centro de Iniciação ao Esporte), para abrigar competições, um projeto para cobrir a quadra da praça “Ayrton Senna da Silva”, um projeto para reforma da pista municipal de atletismo e a reforma da piscina municipal.

CULTURA

Já na área da Cultura, o prefeito evidenciou os editais, “que privilegiam principalmente os artistas da cidade”. De acordo com ele, foram repassados, aproximadamente, R$ 1 milhão para fomento dos editais.

Ele lembrou a criação da Orquestra Municipal, argumentando que a “Capital da Música” não tinha uma orquestra nesse formato, local. “Ela, hoje, é uma referência nos nossos principais eventos”, apontou.

O chefe do Executivo também usou como exemplo a inauguração do Memorial do Rugby e a inauguração do MIS (Museu da Imagem e do Som), a Festa do Bemfica, “que a cada ano que passa atrai mais gente”, e a Feira do Doce, que no ano passado recebeu 298 mil pessoas de 70 cidades.

Para os próximos anos, o prefeito antecipou a revitalização da Concha Acústica, em um espaço mais amplo, com mais estrutura, com banheiros, camarins e acessibilidade para pessoas com deficiência.

“Queremos voltar àquela Concha que era utilizada lá nos anos 80, 90 por festivais de dança, festivais musicais, levando grandes eventos”, comentou.

TURISMO

Tatuí é MIT (Município de Interesse Turístico) e está pleiteando tornar-se estância. De acordo com Cardoso Júnior, as inaugurações do memorial (Rugby) e do MIS, além da Feira da Mulher Empreendedora, Feira do Doce e Festa do Bemfica, têm atraído ainda mais pessoas para a cidade.

“São os eventos que acabam atraindo uma população diferente. Temos também, hoje, uma conversa muito adiantada com o Sítio do Carroção, para que a gente possa também fazer uns eventos lá, principalmente com a Educação”, relatou.

Conforme o prefeito, por vários anos, a cidade “bateu na trave” em relação a virar estância turística. “Temos muita fé e muita expectativa de que consigamos passar para estância, porque recebemos um recurso por ser MIT que foi aplicado no MIS e agora está sendo aplicado na Concha, e esse valor quando a cidade é estância, é muito maior”, observou.

CONSCIENTIZAÇÃO

O prefeito aproveitou a oportunidade para pedir a conscientização da população em relação a “cuidar da cidade”. De acordo com ele, o Executivo está montando um programa com o objetivo de ajudar nesta questão.

“Muita gente fala que a cidade está suja, mas temos quatro caminhões que saem de manhã e voltam à noite. Contudo, algumas pessoas deixam para colocar o lixo após a passagem da coleta”, contou.

De acordo com ele, são recolhidos, por dia, cerca de 12 sofás, por exemplo. No ano, têm sido recolhidos 31 toneladas de lixo irregular, 120 toneladas de lixo hospitalar e 31 toneladas de lixo “comum”. “Em uma ação do Cidade Limpa, em um bairro, foram tiradas 92 toneladas de lixo em apenas um dia”, lembrou.

O prefeito contou que criará um canal “0800” para que a população denuncie moradores que jogam lixo em local irregular, como ruas ou terrenos. “Nós vamos trabalhar muito forte nisso, mas o poder público sozinho não consegue”, concluiu o prefeito de Tatuí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui