Páscoa! Hora de Reflexão!





“Estando Jesus para subir a Jerusalém, chamou à parte os doze discípulos e, em caminho, lhes disse: – Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte. E o entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado; mas ao terceiro dia ressuscitará”.

Páscoa! Hora de Reflexão!

Hoje, vamos comemorar mais um domingo de Páscoa. Na verdade, a exemplo do Natal, existem muitas e variadas festas da páscoa. Antes de tudo, vamos definir a páscoa em si mesma.

A primeira refere à festa religiosa, em que os judeus comemoram sua saída do Egito, sob o comando de Moisés. A segunda é a festa religiosa, em que os cristãos comemoram a ressurreição de Jesus Cristo.

A palavra páscoa vem da palavra hebraica “Pesach” e do grego “Pascha” que significam: “Passagem”. Podem ter diversos significados tais como: passagem da morte para vida, passagem de Deus para nos salvar, passagem da escravidão para a liberdade, enfim, a passagem pela qual o homem que se encontra neste mundo, passa para um novo céu e uma nova Terra.

Instituição da Páscoa

Israel ainda era, um povo escravizado no Egito, quando Moisés foi enviado por Deus para libertar “seu povo”. Mas o Faraó, obviamente, não quis perder o braço escravo e não permitiu a saída dos hebreus. O Deus do Universo começou então, uma série de manifestações sobrenaturais para revelar-se, não só a seu povo nascido de Abraão, mas também, aos povos da Terra.

Para culminar os atos poderosos e forçar o Faraó a libertar os filhos de Israel, Deus manda Moisés anunciar que passará pela terra do Egito e retirará da terra do Egito todos os primogênitos.

Como proteção para os primogênitos de seu povo, Deus instituiu o método pelo qual estariam livres da morte. Um cordeiro deveria ser morto, e seu sangue aspergido nos batentes da porta, nas casas em que o comerem.

Na Bíblia, em Êxodo 12:21,26,27,28, está registrado como foi a instituição da Páscoa: Moisés convocou todos os anciãos de Israel e lhes disse: – “Ide escolher-vos cordeiros para cada família, e imolai a vítima da Páscoa”. Quando os filhos vos perguntarem: Que significa este rito? Respondereis: “É o sacrifício da Páscoa do Senhor, que saltou as casas dos israelitas no Egito, quando feriu os egípcios e salvou nossas casas”. O povo se ajoelhou e se prostrou. Os Israelitas foram, pois, e fizeram o que o Senhor tinha mandado a Moisés e Aarão, assim o fizeram.

A Páscoa Cristã

Mas quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e foi submetido a uma Lei, para resgatar os que estavam sob a Lei, a fim de que recebêssemos a adoção. E, como prova de serdes filhos, Deus enviou a nossos corações o Espírito de seu Filho que clama: “Abba, Pai”. De sorte que já não és escravo, porém filho; sendo filho, e, sendo filho, também herdeiro por Deus (Paulo Gl 4.l.7)

No Evangelho segundo São Mateus (26.17) é narrada a celebração da última Páscoa, em que Jesus participou com seus discípulos. A partir (26.26) está a instituição da Páscoa por Jesus Cristo, oferecendo sua vida simbolicamente representada pelo pão, sua carne e pelo vinho, o seu sangue que Ele derramaria no calvário por muitos, para remissão dos pecados.

Na Páscoa Cristã, quando temos recebido Jesus, como nosso Cordeiro Pascal, temos de estar conscientes de que somos peregrinos, apenas de passagem por esta Terra, e aguardando novos céus e a nova Terra, nos quais habita justiça e nova Jerusalém prometida por Deus. (Pe 3.13 e Jo Ap 21.1.7)

Até agora, embora aparentemente eu tenha me referido as duas páscoas, a páscoa judaica e a cristã são as mesmas, instituídas pelo mesmo Deus, com finalidades iguais.

A diferença é que a judaica prefigura a cristã, onde o cordeiro é substituído pelo próprio “Cordeiro de Deus”, Seu Filho, Jesus Cristo.

Entretanto, o mundo tem criado suas próprias “páscoas”. O uso de ovos de páscoa que se tornou difundido graças à crença de sua postura pelo coelho pascal, símbolo de fertilidade. Hoje, foram substituídos pelos de chocolates, com recheios e presentes em seu interior.

Nós desejamos a todas as famílias uma Feliz Páscoa, junto ao Cordeiro de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo!