Novo mutirão de vacinação contra a Covid-19 acontece neste dia 11

Campanha visa ampliar imunização visto o aumento de casos positivos

Mutirão acontece no próximo sábado (foto: Frank Meriño / Pexels)
Da redação

A prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado, 11, das 9h às 14h, mais um mutirão de vacinação contra a Covid-19, na UBS central (Postão). Ao comparecer no posto de saúde, o cidadão deve portar cartão SUS, CPF, documento com foto e comprovante de endereço.

No caso de segundas doses, terceiras ou reforço, devem ser observadas, na carteirinha, a data correta de vacinação. Para a imunização de menores de 18 anos, o responsável precisa estar presente.

“Precisamos que quem já está apto para receber as doses e os faltosos se conscientizem e compareçam para atualizar sua carteira vacinal”, enfatiza a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tatuí (VE), Rosana Oliveira. Segundo ela, o aumento de casos na cidade só diminuirá se o cidadão se imunizar.

No primeiro sábado de junho, 4, a prefeitura também promoveu um mutirão de vacinação contra a Covid-19. A segunda dose foi aplicada em dez pessoas, a terceira, em 146 e, por final, 22 cidadãos tomaram a quarta dose. Já no público de cinco a 11 anos, foram aplicadas 33 vacinas, sendo 11 da primeira dose e 22 da segunda. No total, foram 211 doses.

Rosana pontuou que esse mutirão poderia ter sido mais procurado. “Esperamos que mais pessoas compareçam no próximo, sábado, 11. A imunização é fundamental”, completou.

A partir de 50 anos

A prefeitura iniciou na terça-feira, 7, a imunização com a quarta dose para a população a partir de 50 anos e profissionais da saúde contra a Covid-19, respeitando o intervalo de quatro meses (122 dias) entre a terceira para a quarta dose.

A vacinação contra a Covid-19 está disponível em seis pontos do município, das 8h às 15h: no “Postão” (UBS central), nas unidades básicas de saúde da vila Dr. Laurindo e do Santa Cruz e nas ESFs (Estratégias Saúde da Família) do CDHU (Conjunto de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) “Orlando Lisboa”, Jardim Santa Rita de Cássia e vila Angélica.

“Compareçam. Nossa equipe estará pronta para atendê-los. Nosso objetivo é aumentar a cobertura vacinal para garantir a proteção da população contra o agravamento e óbitos”, complementou Rosana.

Mais informações podem ser obtidas na unidade de saúde mais próxima, ou na Vigilância Epidemiológica da prefeitura, pelo telefone (15) 3305-8855.

Uso de máscaras

Na semana anterior, a cidade apresentou grande aumento do número de casos confirmados de Covid-19, conforme os dados do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, efetivado a partir da Vigilância Epidemiológica (VE) e divulgado na sexta-feira, 3.

No balanço semanal, com dados entre o sábado, 28 de maio, e sexta-feira, 3 de junho, esteve apontado mais um aumento em seguida das confirmações. Em comparativo com o balanço anterior (entre o sábado, 21, e a sexta-feira, 27 de maio), o número de infecções na cidade havia aumentado em mais de 140%. O município confirmou, então, 460 exames positivos da doença, contra 189 na semana anterior.

Em razão disso, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 voltou a recomendar o uso de máscaras de proteção facial em Tatuí. Sobretudo, para pessoas do grupo de risco e imunossuprimidos, com mais de 60 anos e gestantes, aos não vacinados e/ou pessoas que ainda não receberam a imunização completa e com sintomas gripais.

O comitê também sugere a utilização da máscara para todas as pessoas em locais com maior risco de transmissão, como espaços fechados ou eventos com aglomeração frequente, escolas e repartições públicas municipais.

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome